Como identificar se o amendoim está contaminado com aflatoxina?
Índice
- Como identificar se o amendoim está contaminado com aflatoxina?
- É um fungo que produz a aflatoxina e pode contaminar o amendoim?
- Que tipo de alergia O amendoim pode causar?
- Como inativar micotoxinas?
- Como neutralizar micotoxinas?
- Quando consumir amendoim e grãos?
- Quais são os limites para amendoim?
- Qual o amendoim mais perigoso?
- Como diminuir a quantidade de aflatoxina no amendoim?
Como identificar se o amendoim está contaminado com aflatoxina?
Aflatoxina – Uma micotoxina presente no amendoim
- I – mais de 5% (cinco por cento) de grãos mofados e ardidos;
- II – mau estado de conservação;
- III – odor estranho, impróprio ao produto que inviabilize a sua utilização para o uso proposto;
- IV – presença de sementes tóxicas ou sementes tratadas; e.
É um fungo que produz a aflatoxina e pode contaminar o amendoim?
A aflatoxina constitui um grupo de toxinas produzidas pelos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. ... Portanto, a aflatoxina é um problema para a produção e para o consumo do amendoim, trazendo prejuízos econômicos para o produtor e riscos para a saúde do consumidor.
Que tipo de alergia O amendoim pode causar?
Reações alérgicas ao amendoim podem variar de reações locais, como coceira e formigamento na boca e nos lábios, a reações sistêmicas, incluindo anafilaxia, até potencialmente nenhuma reação clínica. Essas reações dependem de qual proteína do amendoim está por trás da reação.
Como inativar micotoxinas?
Os métodos físicos de descontaminação de micotoxinas envolvem procedimentos como inativação térmica, luz ultravioleta, radiação ionizante ou extração com solventes, e os métodos químicos utilizam agentes que degradam estruturalmente as micotoxinas, como o uso de cloração (hipoclorito de sódio e cloro gasoso), agentes ...
Como neutralizar micotoxinas?
O método mais eficaz de neutralização de micotoxinas já existentes na ração é através de sua adsorção a um composto inerte antes de sua absorção peo intestino. Assim, uma vez produzidas, resta apenas a possibilidade de reduzir o seu impacto sobre o desempenho dos animais mediante o uso de adsorventes de toxinas.
Quando consumir amendoim e grãos?
- Não guarde amendoim e grãos por muito tempo, muito menos em locais quentes e úmidos. Tente consumir o produto em no máximo dois meses.
Quais são os limites para amendoim?
- De acordo com o Anexo I da Resolução – RDC nº 7, de 18 de fevereiro de 2011, os limites permitidos para Amendoim (com casca), (descascado, cru ou tostado), pasta de amendoim ou manteiga de amendoim são de até 20 (µg/kg), somadas as aflatoxinas B1, B2, G1 e G2.
Qual o amendoim mais perigoso?
- Especiarias secas. O amendoim é o mais perigoso já que é consumido em grandes quantidades, principalmente em países da África, Ásia e EUA. No Brasil também são consumidas grandes quantidades de amendoim em diversas formas como em doces, barras de cereais, biscoitos, pastas, etc.
Como diminuir a quantidade de aflatoxina no amendoim?
- Dicas e suplementos para diminuir a quantidade aflatoxina no amendoim Adote o uso de substâncias que desintoxicam o organismo, como sucos detox e alimentos que podem ajudar o organismo a se livrar de compostos nocivos à saúde e a desintoxicar o fígado.