Como calcular a distorção harmônica?

Como calcular a distorção harmônica?

Como calcular a distorção harmônica?

Para medirmos a distorção harmônica total de um circuito, precisamos verificar a amplitude de cada harmônico gerado em relação à fundamental do sinal de entrada. Este cálculo nada mais é do que uma média dos níveis de tensão em relação à entrada.

Como calcular o THD?

A distorção harmônica total, do inglês total harmonic distortion (THD), é uma medida da distorção harmônica presente em um sinal e é definida como a razão entre a soma das potências de todos os componentes harmônicos e a potência da freqüência fundamental.

O que causa distorção harmônica?

Se houver falhas no sistema de proteção, quaisquer erros relativamente pequenos, como sobrecargas, curto-circuitos ou falhas à terra, podem gerar a Distorção Harmônica e causar danos financeiros significativos como resultado de interrupções descontroladas da tensão em sua empresa.

Como reduzir harmônicos?

Uma das formas de reduzir a circulação destas correntes harmônicas é filtrá-las, evitando, assim, que as tensões dos barramentos sejam distorcidas pela alimentação das cargas não lineares.

O que é o THD?

THD (Distorção harmônica total, ou DHT) é uma medida de distorção em porcentagem utilizada para medir ruídos originados em aparelhos de som.

O que é o fator de deslocamento?

O Fator de Potência de Deslocamento considera apenas a defasagem entre a corrente e a tensão na freqüência fundamental. Em regime permanente senoidal o fator de potência é entendido como sendo um fator que representa o quanto da potência aparente é transformada em potência ativa (cobrado pela concessionária).

O que é distorção harmônica de tensão?

As distorções harmônicas são fenômenos associados com deformações na forma de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental (Prodist – Módulo 8).

O que a harmônica causa na rede elétrica?

Harmônicas: O que causam? As harmônicas interferem na maior parte dos componentes elétricos, eletrônicos e também nos condutores. Os indutores e capacitores têm a sua reatância dependente da frequência. Desta forma, quando existem harmônicas na rede elétrica, há uma variação nas reatâncias capacitivas e indutivas!

Como diminuir a frequência da rede elétrica?

Uma possibilidade de acionamento muito comum é o uso do chaveamento, ou seja, o ligamento e desligamento de circuitos elétricos de forma controlada. Um exemplo bem simples de chaveamento é o dimmer. Ele funciona chaveando o circuito para que a carga use apenas uma parte da potência.

O que é uma coisa harmônica?

adjetivo Relativo à harmonia; que tem harmonia. Coerente, congruente, proporcionado: um grupo harmônico.

Postagens relacionadas: