O que é treino tensional?
Índice
- O que é treino tensional?
- Como fazer um treino tensional?
- O que é a sobrecarga tensional?
- Qual a diferença entre treino tensional é metabólico?
- O que é hipertrofia tensional?
- O que é estímulo muscular?
- O que é um treino metabólico?
- O que é ganho metabólico?
- Como ocorre a hipertrofia Sarcoplasmatica?
- Quando ocorre a hipertrofia muscular?
- Quais são as características de um treino tensional?
- Como fazer um treino com cargas mais elevadas?
- Como montar um treino de musculação eficiente?
- Qual a diferença entre o treino tensional e o metabólico?
O que é treino tensional?
É um estímulo mecânico, proporcionado pelo peso que você utiliza no exercício e a grande amplitude do movimento. Basicamente, esses fatores geram uma alta tensão nas microfibras musculares, que se rompem –isso faz com que o organismo depois as reconstrua "mais fortes e maiores".
Como fazer um treino tensional?
As características principais de um treino tensional são as seguintes:
- Faixa de repetições mais baixa, em geral abaixo de 6;
- Intervalos de descanso mais longos, em geral superiores a 2 ou 3 minutos;
- Velocidade de execução com ênfase (mais lenta) na fase excêntrica do movimento (negativa);
- Cargas (pesos) bem altos;
O que é a sobrecarga tensional?
A sobrecarga tensional é o grau de tensão que ocorre no músculo durante a contração, e é proporcional à resistência oposta ao movimento. Quanto maior o peso, maior a sobrecarga tensional.
Qual a diferença entre treino tensional é metabólico?
O treino tensional e metabólico, ambos, priorizam o movimento cadenciado. Contudo, ao contrário do tensional, o metabólico irá priorizar a fase concêntrica (a de encurtamento muscular) e a de isometria (sem movimento articular). A grande diferença é o estresse bioquímico das células musculares.
O que é hipertrofia tensional?
Na Hipertrofia tensional provoca-se um estresse muito forte no músculos, ocasionando uma alta degradação proteica (quebra de proteínas musculares), durante seu descanso o músculo se recuperará ( chamado de anabolismo, o músculo faz a síntese de proteínas contráteis), por consequência nessa adaptação o músculo aumenta o ...
O que é estímulo muscular?
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
O que é um treino metabólico?
O treino metabólico, também conhecido como MetCon, é um conjunto de exercícios que são realizados com intensidade moderada a alta, que causam aumento dos batimentos cardíacos, da respiração e da temperatura corporal, permitindo o corpo queimar e gastar mais energia com mais eficiência.
O que é ganho metabólico?
É um treino de alto gasto calórico, logo uma boa forma de reduzir a gordura corporal simultaneamente ao ganho de massa muscular e força.
Como ocorre a hipertrofia Sarcoplasmatica?
Hipertrofia sarcoplasmática é basicamente o mesmo processo da hipertrofia miofibrilar, estimulando o músculo através do treino, só que sem exigir tanto do músculo e causando menos danos aos seus tecidos.
Quando ocorre a hipertrofia muscular?
Hipertrofia muscular é definida pelo aumento do tamanho do músculo ou de suas fibras constitutivas, que ocorre como resultado da realização de exercícios físicos. A hipertrofia pode ocorrer pelas seguintes condições: acréscimo da seção transversal do músculo esquelético; aumento de volume das fibras (treino de força);
Quais são as características de um treino tensional?
- As características principais de um treino tensional são as seguintes: Alguns treinadores trabalham com volumes mais baixos que o de costume. As sensações ao executar este tipo de treino são de um menor cansaço central, mas de mais dores na musculatura, e também uma sensação de que não vai dar conta dos pesos.
Como fazer um treino com cargas mais elevadas?
- Resumindo, um treino com objetivo de maior estímulo tensional, precisa ser composto por cargas mais elevadas, com tempo de recuperação entre as séries maior (entre 1,5 e 2 minutos) e menos repetições. É importante ter em mente que mais carga não significa que você precise se tornar um burro de carga, deslocando mais peso do que de fato consegue.
Como montar um treino de musculação eficiente?
- O primeiro passo de como montar um treino de musculação eficiente é claro, avaliar a situação do seu aluno, antes de qualquer outra coisa. Os problemas de saúde, histórico familiar de doenças, cirurgia, problemas osteomusculares como fraturas, se está tomando alguma medicação, devem ser informados já na primeira conversa ou na ficha de anamnese.
Qual a diferença entre o treino tensional e o metabólico?
- O treino tensional e metabólico, ambos, priorizam o movimento cadenciado. Contudo, ao contrário do tensional, o metabólico irá priorizar a fase concêntrica (a de encurtamento muscular) e a de isometria (sem movimento articular). A grande diferença é o estresse bioquímico das células musculares.