O que é preciso para montar um FIDC?

O que é preciso para montar um FIDC?

O que é preciso para montar um FIDC?

Para a estruturação de um FIDC, é necessário o envolvimento de uma gestora de ativos, de uma administradora de fundos, de um banco custodiante e de um banco liquidante. Normalmente, há interface e cooperação entre essas entidades, com integração de sistemas e operações. A Patrimonial pode lhe ajudar a abrir seu FIDC!

Como funciona o FIDC?

O FIDC é um investimento de renda fixa que busca aplicar em títulos de créditos a receber de uma empresa. Como foi dito, eles podem ser constituídos de forma aberta ou fechada. Isso permite ao investidor optar por um resgate de cotas em um prazo específico ou sem data de vencimento determinado.

Quem pode ser cotista de FIDC?

Os créditos originados de transações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços, na forma de recebíveis, podem se tornar ativos de um FIDC e os investidores, que adquirem suas cotas, ficam indiretamente expostos ao retornos ...

O que é FIDC no mercado financeiro?

FIDC é a sigla para Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. É um fundo de investimento que aplica em títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada empresa. Como a remuneração do FIDC é baseada em uma taxa pré-definida, ele é considerado um investimento em renda fixa.

Quais são os tipos de FIDC?

Existem dois tipos de FIDC: os padronizados e os não padronizados (FIDC-NP). A principal diferença entre os dois está no tipo de direito creditório que cada um pode investir.

Quais os riscos de um FIDC?

Riscos do FIDC O fundo tem, no mínimo, 50% dos seus ativos em títulos de crédito. Ou seja, contas a serem pagas. Sendo assim, há o risco dessas contas não serem quitadas ou serem atrasadas. Isso impacta na credibilidade e, dependendo do tamanho da inadimplência, pode trazer prejuízos.

Qual é a estrutura do FIDC?

  • O FIDC tem uma estrutura muito específica, que faz com que o investimento distancie-se de todas as operações e burocracias comuns no segmento. Esse fundo é composto basicamente de quatro pilares: Cotistas: os investidores do FIDC. Há duas classificações para cotistas do fundo, e cada um deles está em um nível determinado.

Quais são os recursos do FIDC?

  • Como já dissemos antes, pouco mais de 50% dos recursos de um FIDC é destinado para a compra de recebíveis. A quantia restante é utilizada na diversificação da carteira de investimentos, ou seja, é aplicada em outros tipos de investimentos com renda fixa, como o tesouro nacional.

Qual é a rentabilidade do FIDC?

  • É importante ressaltar que o FIDC é um fundo de renda fixa, ou seja, o investidor conhece exatamente as taxas e a quantia que receberá ao final da aplicação. Ainda assim, mesmo conservador, o fundo oferece ótima rentabilidade, por conta de sua proporção, especialmente pela exigência de aplicação mínima.

Quais são os cotistas do FIDC?

  • Cotistas: os investidores do FIDC. Há duas classificações para cotistas do fundo, e cada um deles está em um nível determinado. Essas diferenças nas cotas têm influência direta na maneira como o fundo apresenta rentabilidade. Cada uma dessas cotas tem uma proporção definida no momento da fundação do FIDC.

Postagens relacionadas: