O que aconteceu com Maria Leopoldina?
O que aconteceu com Maria Leopoldina?
Em 1826 Leopoldina engravidou novamente do imperador. A depressão que sofria e as brigas com o marido prejudicaram sua gravidez. Existem relatos de que ela chegou a ser espancada nesse estado. Leopoldina teve um aborto espontâneo e, enfraquecida, faleceu em 11 de dezembro de 1826.
Qual foi o fim de Leopoldina?
Triste fim A carta, assinada na madrugada de 8 de dezembro de 1826, também era uma despedida. Leopoldina teria um aborto espontâneo três dias depois, morrendo por complicações do parto mal-sucedido.
Quem estava envolvido na morte de Leopoldina?
- Na época da morte de Leopoldina, Dom Pedro ainda estava envolvido com a amante, Domitila de Castro, a quem havia nomeado dama de companhia da esposa. Inclusive, boatos correram de que a imperatriz estava sendo envenenada por seu médico, a mando de Domitila.
Qual foi a causa da morte da primeira imperatriz do Brasil?
- Já se falou muito sobre as causas da morte da primeira imperatriz do Brasil. Autores como a historiadora Mary Del Priore e Carlos H. Oberacker Jr. afirmam que o quadro médico de D. Leopoldina foi agravado devido a uma série de eventos ocorridos no mês de novembro de 1826, envolvendo D. Pedro I e sua amante, Domitila de Castro.
Quem foi a primeira imperatriz do Novo Mundo?
- Também foi cunhada do imperador Napoleão Bonaparte, casado com sua irmã mais velha, Maria Luísa. Seu casamento com Pedro I e sequente independência do Brasil fizeram com que se tornasse a primeira imperatriz consorte do país e a primeira imperatriz do Novo Mundo .
Por que Leopoldina estava grávida?
- Além disso, seus últimos meses de vida foram muito sofridos: documentos dão conta de que Leopoldina, que estava grávida, vinha sofrendo de depressão profunda, que a definhou física e emocionalmente. O principal motivo seria o próprio marido.