Como dividir um enxame de abelha jataí?

Como dividir um enxame de abelha jataí?

Como dividir um enxame de abelha jataí?

Para a divisão é preciso ter uma colmeia forte, com uma população forte estabilizada, e uma caixa vazia, onde será colocado parte do material biológico, no processo de multiplicação da colônia.

Como multiplicar a colmeia?

Como faço? O processo de divisão de colônias é simples, mas exige bastante atenção para não haver perdas do material. Separe e coloque sobre pequenas bolas de cera, instaladas em uma caixa vazia, os favos mais claros com pupas da colônia-mãe. Os mais escuros, com ovos e larvas, não devem ser manipulados.

Como dividir um enxame de abelhas?

Como funciona Ao fazer a divisão do enxame, deve-se repartir igualmente o número de quadros contendo favos de cria e alimento nas duas colmeias. A colônia que ficar sem rainha vai receber maior número de crias de três dias, que serão necessárias para a formação de uma nova rainha.

Como fazer o atrativo para abelha jataí?

Por isso, uma boa medida para se fazer o atrativo para as abelhas é utilizar 500 gramas de geoprópolis, própolis e cera, diluídos em 1 litro de álcool. Como foi dito anteriormente, quanto mais concentrado melhor, então nada impede de você colocar mais materiais em 1 litro de álcool.

Como identificar a abelha rainha em uma colmeia?

O abdome da rainha é muito maior que o das operárias ao seu redor. No entanto, em uma colmeia com 60.000 a 80.000 abelhas é muito difícil localizar a rainha rapidamente; por esse motivo, muitas rainhas são marcadas com um ponto luminoso na parte de cima de seu tórax.

Como funciona o enxame de abelha?

Cada favo tem alvéolos dos dois lados. Quando a colmeia estiver pronta, terá uma ordenação-padrão: no alto, é guardado o mel, em seguida o pólen, depois as larvas e ovos e, por fim, os zangões. Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias.

Postagens relacionadas: