Como produzir Beauveria bassiana?

Como produzir Beauveria bassiana?

Como produzir Beauveria bassiana?

Na cultura maciça do fungo Beauveria bassiana para o manejo da broca-do-café, vem sendo claramente definidas duas linhas de produção: Produção industrial e Produção artesanal. A produção industrial de B. bassiana é iniciada de cultivos puros obtidos de brocas em placas de Petri com meio Sabouraud-Dextrose- Agar (SDH).

Como se mantém os fungos no laboratório?

O armazenamento por liofilização é um processo eficiente de secagem rápida a frio que pode manter a viabilidade de alguns fungos entomopatogênicos por mais de 20 anos. Uma suspensão de esporos do fungo é transferida para frascos que são mergulhados em gelo seco e álcool a -78 °C, acoplados a uma bomba de vácuo.

O que é produção massal?

Atualmente, o processo de produção massal de propágulos mais utilizado para composição de formulações se baseia na multiplicação em meio sólido, porém este processo apresenta dificuldades de padronização de diversos fatores, como gradiente de temperatura, pH, umidade, concentração do substrato e tensão de O2.

Como conservar um fungo?

Os principais métodos de preservação utilizados são temperaturas baixas ou congelamento, nitrogênio líquido, sílica-gel, solo ou areia, tecido seco de hospedeiro infectado, repicagens periódicas, água destilada ou método de Castellani, liofilização e óleo mineral (1, 4).

Como os fungos se multiplicam?

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Como funciona Beauveria bassiana?

Beauveria bassiana é um fungo que possui capacidade de infeccionar e se desenvolver utilizando hospedeiros como lagartas, percevejos e larva-alfinete. Sobrevive nas pragas através da germinação dos esporos e liberação de conídios, os quais são estruturas de dispersão do fungo.

Como usar o Boveril?

Como utilizar Boveril

  1. Ácaro rajado - Aplicações com intervalos de 3 a 4 dias, entre uma pulverização e outra, tomando-se o cuidado de pulverizar de baixo para cima, devido ao hábito do ácaro. ...
  2. Broca-do-café - 1 aplicação. ...
  3. Gorgulho-do-eucalipto - Aplicações com intervalo de 30 dias, de uma a três aplicações.

Como se faz o Trichoderma?

Processo de produção massal de Trichoderma spp. em substrato sólido. Fonte: Aida Terezinha Santos Matsumura. Além da fermentação estado sólido, pode-se realizar a fermentação através do processo bifásico, onde o fungo é produzido inicialmente em meio líquido seguido de meio sólido.

Para que serve o Trichoderma?

Fungo Trichoderma é aliado no controle biológico de doenças em culturas agrícolas. ... Neste contexto, o fungo Trichoderma spp. é considerado um dos mais importantes agentes biológicos no controle de doenças em diferentes culturas agrícolas.

Postagens relacionadas: