Como ocorre a formação do granuloma na tuberculose?
Índice
- Como ocorre a formação do granuloma na tuberculose?
- Qual a importância da formação dos granulomas em infecções por micobactérias?
- O que é uma reação granulomatosa?
- Qual a função do granuloma na tuberculose?
- Quando começou a descoberta do bacilo da tuberculose?
- Qual é o recrutamento das células de Mycobacterium tuberculosis?
- Qual o papel dos macrófagos na imunidade contra a tuberculose?
Como ocorre a formação do granuloma na tuberculose?
Os granulomas, novas massas teciduais de bacilos vivos e mortos, são circundados por macrófagos, que formam um muro de proteção. O material (bactérias e macrófagos) torna-se necrótico, formando uma massa semelhante a um queijo.
Qual a importância da formação dos granulomas em infecções por micobactérias?
Possivelmente, o acúmulo de células no granuloma forme uma trama capaz de circunscrever o ambiente tóxico, trama essa necessária ao controle das micobactérias e proteção do parênquima pulmonar, limitando a disseminação da infecção.
O que é uma reação granulomatosa?
O que é a Granulomatosa Crônica Ela consiste na incapacidade do organismo em combater infecções causadas por certos fungos e bactérias. Ocorre a formação de grânulos nos locais atingidos por tais infecções, que passam a ter dificuldade para funcionar.
Qual a função do granuloma na tuberculose?
- Na formação do granuloma teremos a reação do agente etiológico e a resposta inflamatória do indivíduo. No bacilo da tuberculose temos três porções: protéica, lipídica e glicídica. É a porção protéica que determina antigenicidade, fazendo com que o indivíduo responda à sua presença. Há indivíduos reatores fracos, ...
Quando começou a descoberta do bacilo da tuberculose?
- Com a descoberta do bacilo da tuberculose por Koch em 1882, ascenderam-se as esperanças de se imunizar organismos passivamente com a administração de anticorpos extraídos do sangue de animais tuberculizados.
Qual é o recrutamento das células de Mycobacterium tuberculosis?
- Nos infectados com o Mycobacterium tuberculosis, é grande o recrutamento das células CD4, sendo identificadas em número elevado no líquido de lavagem broncoalveolar, de pacientes tuberculosos (23). Estas células assim como CD8 são capazes, em certas condições, junto com as Th2 de lisar macrófagos com micobactérias fagocitadas (25,92).
Qual o papel dos macrófagos na imunidade contra a tuberculose?
- Os germes foram fagocitados, destruídos e/ou detidos no local pelas células monocitárias, enquanto os leucócitos encontravam-se no sistema venoso, entretidos em fagocitar os aspergilos. Nos anos subseqüentes, acumularam-se as comprovações do papel dos macrófagos e monócitos em geral, na imunidade contra a tuberculose.