Como se forma granuloma?
Índice
Como se forma granuloma?
O granuloma é formado na tentativa do sistema imunitário do organismo de proteger o corpo. No entanto, devido à resistência do agente ofensor, que é de difícil degradação, as células deixam de fagocitá-lo (ou seja, "comê-lo"), fazendo com que se acumulem.
O que caracteriza um granuloma?
Pequena formação patológica, geralmente de natureza inflamatória, constituída por tecido de granulação de natureza específica ou não específica. Formação inflamatória constituída por pequenos gomos de tecido conjuntivo, rico em capilares, que se forma na superfície de uma lesão em cicatrização.
São componentes do granuloma presente na infecção pelo Mycobacterium tuberculosis?
Há infiltração de neutrófilos e monócitos, aumento progressivo de linfócitos T e B que circundam os macrófagos infectados, células dendríticas e fibroblastos, formando o característico granuloma tuberculoso. Esse granuloma é considerado o mecanismo que limita a disseminação do Mtb.
Qual a origem do granuloma?
- Granuloma é uma reação do organismo a agentes estranhos, ou seja, o corpo tem um sistema de reação pra se defender. Se um espinho penetra na pele, vai ocorrer uma reação, inicialmente aguda, com formação de secreção purulenta, posteriormente, caso o material não seja eliminado, ocorre a formação de acúmulos de células de defesa ao redor do ...
Qual é o tamanho de um granuloma?
- Um granuloma tem aproximadamente 2 milímetros de diâmetro, ou pode ser grande, formado pela confluência de muitos granulomas pequenos. - Cirurgias em que ficam pontos terão formação de granulomas na área ao redor, chamada reação granulomatosa de corpo estranho.
Quais são as células envolvidas na reação granulomatosa?
- As principais células que estão envolvidas na reação granulomatosa são os leucócitos mononucleares, como os linfócitos e macrófagos; podem ter também eosinófilos dependendo de qual for o agente etiológico.
Quais são os granulomas mais antigos?
- Além disso, podem ser observados um halo linfocitário, no qual há a secreção de citocinas responsáveis pela contínua ativação de macrófagos. Os granulomas mais antigos podem apresentar uma orla de fibroblastos e tecido conjuntivo. É comum encontrar células gigantes multinucleadas nos granulomas.