Como funciona a herança quantitativa?
Índice
- Como funciona a herança quantitativa?
- Como ocorre a herança poligênica?
- O que é uma herança poligênica?
- Como calcular o valor de fenótipos?
- O que ocorre na Poligenia?
- Qual a diferença entre herança Monogênica de herança poligênica?
- Qual a origem desse tipo de herança?
- Qual o tipo de herança da interação gênica?
- Qual é o número de pares envolvidos na herança?
- Qual é o tipo de herança complementar?
Como funciona a herança quantitativa?
Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, na qual participam dois ou mais pares de genes com segregação independente, resultando em um efeito acumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica.
Como ocorre a herança poligênica?
Herança poligênica ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, cada um com efeito aditivo sobre o outro. Graças a esse tipo de interação existe uma variedade muito grande de fenótipos e genótipos para algumas características.
O que é uma herança poligênica?
Muitas características dos seres vivos são influenciadas por múltiplos genes. Em tais casos os caracteres, em vez de serem nitidamente marcados, manifestam variações contínuas entre dois extremos. Este fenómeno é algumas vezes designado por fusão de caracteres ou herança quantitativa.
Como calcular o valor de fenótipos?
Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.
O que ocorre na Poligenia?
A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. As características podem ainda sofrer a ação de fatores do ambiente, o que aumenta a variação fenotípica.
Qual a diferença entre herança Monogênica de herança poligênica?
Na herança monogênica, uma característica é determinada por um único gene enquanto, na herança poligênica, uma característica é determinada por dois ou mais genes.
Qual a origem desse tipo de herança?
- A seguir, apresentamos alguns exemplos desse tipo de herança. Na epistasia, um gene presente em um locus (local onde um gene está localizado no cromossomo) inibirá a ação de um gene presente em outro locus. O gene que inibe a ação de outro é denominado epistático, que pode ser tanto dominante quanto recessivo.
Qual o tipo de herança da interação gênica?
- Um outro tipo de herança é a pleiotropia, e ela se diferencia da interação gênica pelo fato de apenas um par de genes condicionar mais de uma característica. Na interação gênica, dois ou mais genes atuam para condicionar uma determinada característica. O tom de pele é determinado pela interação gênica. Tipos de interação gênica
Qual é o número de pares envolvidos na herança?
- Sabendo-se o número de pares envolvidos na herança, podemos estimar a frequência esperada de indivíduos que demonstram os fenótipos extremos, em que n é o número de pares de genes.
Qual é o tipo de herança complementar?
- Saiba mais sobre esse tipo de herança acessando o texto: Epistasia. Na herança complementar, os genes complementarão os efeitos produzidos por cada par envolvido na manifestação de determinada característica, dando origem a um fenótipo diferente do que seria originado se cada par atuasse separadamente.