Como ocorre o processo de hidrogenação das gorduras?
Índice
- Como ocorre o processo de hidrogenação das gorduras?
- Qual o objetivo do fracionamento de gorduras e como pode ser obtido?
- Qual é o objetivo da hidrogenação das gorduras?
- Como ocorre o processo de hidrogenação de gorduras e óleos para a produção da margarina?
- O que é o processo de Interesterificação?
- Como é realizada a Interesterificação nos alimentos?
- Como ocorre a hidrogenação de óleos e gorduras?
- Como ocorre a hidrogenação?
- Qual a mais comum adição de hidrogênio?
- Como substituir a hidrogenação?
Como ocorre o processo de hidrogenação das gorduras?
Durante o processo de hidrogenação, átomos de hidrogênio são inseridos aleatoriamente até que a gordura atinja a consistência desejada. Sendo assim, a reação é incompleta e são obtidos ácidos graxos insaturados em variados estágios de hidrogenação.
Qual o objetivo do fracionamento de gorduras e como pode ser obtido?
O processo de fracionamento envolve a cristalização controlada e limitada de uma gordura derretida. Pelo controle cuidadoso da taxa de resfriamento e da intensidade de agitação, é possível produzir uma borra de cristais relativamente grandes que podem ser separados do óleo líquido restante através de filtração.
Qual é o objetivo da hidrogenação das gorduras?
O objetivo da hidrogenação é a saturação das ligações duplas dos ácidos graxos insaturados. Este processo é aplicado para aumentar o ponto de fusão das gorduras e reduzir o teor de ácidos poli-insaturados, como os ácidos linolênicos, aumentando assim a estabilidade do óleo.
Como ocorre o processo de hidrogenação de gorduras e óleos para a produção da margarina?
São feitas reações de hidrogenação (adição de hidrogênio) com óleos vegetais. ... Porém, com a reação de hidrogenação catalítica, essas ligações duplas são quebradas e transformadas em ligações simples. Isso causa a transformação do óleo em gordura semissólida, isto é, com a consistência mais pastosa, como a da margarina.
O que é o processo de Interesterificação?
A interesterificação consiste em alternativa tecnológica ao processo de hidrogenação parcial, uma vez que viabiliza a produção de óleos e gorduras com funcionalidades específicas17.
Como é realizada a Interesterificação nos alimentos?
A reação ocorre entre uma gordura com alto ponto de fusão – óleo de palma ou gordura hidrogenada – e um óleo líquido (vegetal). O resultado é o rearranjo dos ácidos graxos na molécula de glicerol, que promove a formação de novas moléculas de triglicérides com propriedades desejáveis para a indústria de alimentos.
Como ocorre a hidrogenação de óleos e gorduras?
- Contudo, como esta hidrogenação de óleos e gorduras é parcial, pode ocorrer à reação paralela de isomerização das cadeias insaturadas, levando a gordura trans, as quais comprovadamente são prejudiciais a saúde humana.
Como ocorre a hidrogenação?
- A hidrogenação é uma reação orgânica de adição, pois o reagente gás hidrogênio, H2, adiciona-se a uma molécula orgânica. A molécula orgânica que sofrerá a reação precisa ser insaturada, como ocorre no caso dos alcenos, alcinos, dienos e aromáticos.
Qual a mais comum adição de hidrogênio?
- A mais comum é a adição 1,2, em que os hidrogênios adicionam-se aos carbonos que realizam a dupla ligação e em temperaturas baixas. Já a adição 1,4 ocorre em temperaturas elevadas e é quando há ressonância e aparecimento de valências livres nos carbonos 1 e 4.
Como substituir a hidrogenação?
- Este fato levou a indústria alimentícia a substituir a hidrogenação por tecnologias alternativas como, por exemplo, a interesterificação e a cristalização fracionada, pois levam a obtenção de gorduras com maior grau de saturação, sem afetar a saúde. Palavras –chave: Óleos e gorduras, Refinação e Hidrogenação.