Como os radicais livres são eliminados do organismo?
Índice
- Como os radicais livres são eliminados do organismo?
- O que são radicais livres no organismo?
- O que são radicais livres e que fatores podem aumentar a sua formação?
- O que são radicais livres como se formam e como eles afetam por exemplo nossa saúde e o ambiente?
- Porque ocorre o estresse oxidativo?
- Qual a importância dos radicais livres para o organismo?
- Quais fatores podem contribuir para a formação de radicais livres?
- Quais são os mecanismos fundamentais da lesão celular?
- Como os Radicais Livres atuam?
Como os radicais livres são eliminados do organismo?
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.
O que são radicais livres no organismo?
De maneira simples, o termo radical livre refere-se a átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica1,2. É este não-emparelhamento de elétrons da última camada que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas.
O que são radicais livres e que fatores podem aumentar a sua formação?
São moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Os radicais livres podem combinar com outras moléculas do corpo e, com isso, serem aniquilados rapidamente, caso a produção deles seja pequena.
O que são radicais livres como se formam e como eles afetam por exemplo nossa saúde e o ambiente?
Os radicais livres são aquelas moléculas produzidas pelas células quando o corpo passa pela queima de oxigênio quando produz energia. De acordo com a médica, essas substâncias, quando produzidas em excesso, podem danificar as células saudáveis do organismo, até mesmo o DNA celular.
Porque ocorre o estresse oxidativo?
O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante. A geração de radicais livres e/ou espécies reativas não radicais é resultante do metabolismo de oxigênio.
Qual a importância dos radicais livres para o organismo?
- A formação dos radicais livres também é importante para o organismo no sentido de que eles podem interagir de forma violenta e não seletiva quando corpos estranhos entram em nosso organismo, combatendo-os.
Quais fatores podem contribuir para a formação de radicais livres?
- Além dos processos metabólicos provenientes da respiração aeróbica, fatores externos podem contribuir para a formação de radicais livres nos organismos.Dentre eles podemos citar a poluição ambiental, a radiação ultravioleta, resíduos de pesticidas e substâncias presentes em alimentos e bebidas como aditivos químicos, conservantes e hormônios.
Quais são os mecanismos fundamentais da lesão celular?
- Mecanismos fundamentais da lesão celular Embora nós vivamos em um ambiente sujeito a amplas variações, com extremos de temperatura, umidade do ar, pressão de O 2 , qualidade do ar, etc., o ambiente interno em que as células estão, se altera muito pouco. Isto porque temos mecanismos de proteção e regulação que, por exemplo, aquecem o ar
Como os Radicais Livres atuam?
- Assim, os radicais livres podem tanto atuar como agentes oxidantes por receber elétrons tanto como agentes redutores por doar elétrons. A quebra das ligações formando os radicais, bem como as ligações que os radicais realizam, é a base para explicar o mecanismo das reações orgânicas.