Quais são os hospedeiros do Schistosoma mansoni?
Índice
- Quais são os hospedeiros do Schistosoma mansoni?
- Quais são os hospedeiros da esquistossomose?
- Quais as formas de vida do Schistosoma mansoni e em qual hospedeiro se desenvolvem?
- Qual molusco pode ser hospedeiro intermediário de doenças?
- Quais as formas evolutivas da esquistossomose?
- Qual a epidemiologia da esquistossomose?
- Como ocorre a infestação do organismo hospedeiro?
- Quais são os parasitos dos hospedeiros?
- Quando ocorre a infecção do parasita?
- Quais são as causas da esquistossomose crônica?
Quais são os hospedeiros do Schistosoma mansoni?
A esquistossomose mansoni é uma doença infecto parasitária provocada por vermes do gênero Schistosoma, que têm como hospedeiros intermediários caramujos de água doce do gênero Bimphalaria, e que pode evoluir desde formas assintomáticas até formas clínicas extremamente graves.
Quais são os hospedeiros da esquistossomose?
A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
Quais as formas de vida do Schistosoma mansoni e em qual hospedeiro se desenvolvem?
O parasito S. mansoni tem um ciclo de vida complexo que envolve um hospedeiro intermediário, o molusco aquático do gênero Biomphalaria, e um hospedeiro definitivo vertebrado (homem, podendo parasitar outros mamíferos).
Qual molusco pode ser hospedeiro intermediário de doenças?
O hospedeiro intermediário da esquistossomose é um molusco da água doce - planorbídeo -, conhecido popularmente por caramujo ou caracol.
Quais as formas evolutivas da esquistossomose?
mansoni, existem as seguintes formas evolutivas: verme adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocistos, cercaria e esquistossômulo.
Qual a epidemiologia da esquistossomose?
No Brasil, a esquistossomose é uma doença endêmica de grande importância na saúde pública, com cerca de 43 milhões de pessoas vivendo em áreas de risco de infecção e 7 milhões infectadas.
Como ocorre a infestação do organismo hospedeiro?
- Na infecção, ocorre a invasão e colonização do organismo hospedeiro por parasitas internos, como helmintos (Taenia saginata) e protozoários (Giárdia, Tripanossomo). Na infestação ocorre ataque ao organismo hospedeiro por parasitas externos, como os artrópodes (piolho, carrapato).
Quais são os parasitos dos hospedeiros?
- Normalmente os parasitos são específicos dos hospedeiros, mas existem espécies de parasitas que conseguem se instalar em duas ou mais espécies de hospedeiros durante o seu ciclo de vida. Como exemplo, a Taenia solium que causa a teníase e vive no intestino humano na fase adulta, parasita o porco na sua fase larval.
Quando ocorre a infecção do parasita?
- Dias após a infecção, a pessoa pode desenvolver uma erupção cutânea e/ou coceira no local em que o parasita penetrou na pele. A maioria das pessoas, no entanto, não têm sintomas nesta fase inicial da infecção. Dentro de um a dois meses após a infecção, quando o parasita atinge o sangue e viaja através dele, a pessoa pode sentir:
Quais são as causas da esquistossomose crônica?
- A esquistossomose crônica pode afetar a capacidade das pessoas de realizar atividades diárias e, em alguns casos, pode resultar em morte. Na África Subsaariana, a OMS estima que mais de 200 mil mortes por ano aconteçam devido à esquistossomose.