Como se dá a infecção por Diphyllobothrium latum?
Índice
- Como se dá a infecção por Diphyllobothrium latum?
- Como evitar Diphyllobothrium latum?
- Como tratar difilobotríase?
- O que causa a doença difilobotríase?
- Como posso adquirir Difilobotríase qual o sinal clínico marcante dessa doença que a diferencia dos demais Cestodas?
- Para que a infecção do diphyllobothrium Latum tenha sucesso é preciso que o hospedeiro definitivo se alimente de peixe cru ou mal cozido contendo a larva?
- Como ocorre a aquisição e prevenção da difilobotríase?
- Como prevenir a difilobotríase?
- Como posso adquirir difilobotríase?
- Porque a difilobotríase ou difilobotríase é considerada uma doença de transmissão hídrica ou alimentar?
Como se dá a infecção por Diphyllobothrium latum?
Os humanos são os hospedeiros definitivos e a infecção se dá pelo consumo de peixe cru contendo esparganos. O salmão é o peixe que mais comumente transmite a difilobotriose, que também pode ser transmitida por trutas17.
Como evitar Diphyllobothrium latum?
A prevenção se faz pelo cozimento adequado dos peixes, dar destino higiênico aos excretos humanos, inspeção do pescado e congelamento adequado dos peixes nos frigoríficos.
Como tratar difilobotríase?
O tratamento da difilobotríase deve ser feito com uma única dose oral de praziquantel, 5 a 10 mg/kg. A alternativa é uma única dose de niclosamida (não disponível nos EUA), 2 g, administrada em 4 comprimidos (de 500 mg cada) que são mastigados e engolidos um de cada vez.
O que causa a doença difilobotríase?
A difilobotríase é uma doença causada pelo cestódio Diphyllobothrium, conhecida como a doença da “tênia do peixe”, uma das maiores que parasita o homem (atinge cerca de 10 metros de comprimento no intestino delgado).
Como posso adquirir Difilobotríase qual o sinal clínico marcante dessa doença que a diferencia dos demais Cestodas?
A doença conhecida como tênia do peixe, ou difilobotríase, é causada por platelmintos. Pode desencadear dores abdominais, diarreia ou constipação, anorexia e perda de peso.
Para que a infecção do diphyllobothrium Latum tenha sucesso é preciso que o hospedeiro definitivo se alimente de peixe cru ou mal cozido contendo a larva?
A infecção em humanos ocorre quando é consumido peixe cru ou mal cozinhado contaminado com a larva infectante que, uma vez no intestino, vai atingir o estado adulto. O consumo de peixe fumado a frio e de pratos como sushi, shashimi e ceviche têm estado na origem de alguns casos.
Como ocorre a aquisição e prevenção da difilobotríase?
Como a doença é contraída em razão de armazenamento inadequado ou ainda consumo de alimentos crus de procedência duvidosa, é possível prevenir-se da doença com medidas simples, tais como: Cozinhar bem o peixe e evitar comer peixe cru em regiões em que se sabe da existência do problema.
Como prevenir a difilobotríase?
A difilobotríase é adquirida quando se ingere peixe contaminado com o platelminto. Para evitar a doença, é fundamental conhecer a procedência do peixe que se está consumindo, onde foi coletado e se está armazenado de maneira correta.
Como posso adquirir difilobotríase?
A difilobotríase é uma doença causada pela ingestão de peixes infectados com a larva de um parasita do gênero Diphyllobothrium. Peixes contaminados crus, malcozidos, defumados em temperaturas inadequadas ou ainda congelados de maneira insuficiente são os responsáveis pelo desenvolvimento dessa parasitose.
Porque a difilobotríase ou difilobotríase é considerada uma doença de transmissão hídrica ou alimentar?
A difilobotríase é resultado do parasitismo por Diphyllobothrium, a zoonose mais importante devido a sua forma de disseminação ser através da contaminação de rios, lagos, açudes, mares e consequentemente de peixes que habitam essas águas (CÁRDIA e BRESCIANI, 2012).