Quais os sintomas mais graves da febre amarela?
Índice
- Quais os sintomas mais graves da febre amarela?
- Quais são os Micro-organismos causadores da febre amarela e da escarlatina?
- O que os macacos tem a ver com a febre amarela?
- Qual a causa da febre amarela?
- Como Prevenir a febre amarela?
- Qual o ciclo de transmissão da febre amarela?
- Como fazer o diagnóstico da febre amarela?
Quais os sintomas mais graves da febre amarela?
A doença é caracterizada por febre, dores no corpo, dor de cabeça, comprometimento do fígado e dos olhos e pele amarelada. Em casos mais graves, causa insuficiência hepática e renal, levando à morte.
Quais são os Micro-organismos causadores da febre amarela e da escarlatina?
Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942). Qual o microrganismo envolvido? O vírus da febre amarela, pertencente ao gênero Flavivirus, da família Flaviviridae.
O que os macacos tem a ver com a febre amarela?
"Uma vez que um surto começa, as espécies de primatas têm cerca de quatro a seis dias de viremia (presença do vírus no sangue), o que significa que o vírus está ativo e os mosquitos que os picam podem se infectar", explica Ruiz-Miranda. Os macacos se tornam assim "amplificadores" da doença transmitida pelo mosquito.
Qual a causa da febre amarela?
- A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
Como Prevenir a febre amarela?
- Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
Qual o ciclo de transmissão da febre amarela?
- O que diferencia cada uma são os ciclos de transmissão: na silvestre, tudo começa com um primata sendo o hospedeiro e tendo o mosquito Haemagogus como vetor; na urbana, o homem é hospedeiro inicial e o mosquito Aedes aegypti é o vetor. Isso é importante para ajudar nas estratégias para evitar a disseminação da febre amarela.
Como fazer o diagnóstico da febre amarela?
- Diagnóstico de Febre amarela O diagnóstico da febre amarela é feito com base nos sintomas, histórico médico e de exposição a mosquitos possivelmente infectados.