Como ocorre a formação dos Bulbilhos de alho?
Como ocorre a formação dos Bulbilhos de alho?
Apresenta folhas lanceoladas que diferem dependendo da localização na planta e possui pseudocaule formado pelas bainhas das folhas. Em condições climáticas favoráveis as gemas do caule se desenvolvem formando cada uma um bulbilho (dente), que em conjunto forma o bulbo (cabeça).
Como é feita a propagação do alho?
A propagação do alho ocorre exclusivamente por estruturas vegetativas denominadas bulbilhos (dentes). A ausência de órgãos reprodutivos viáveis não permite a produção de sementes botânicas verdadeiras e nem a utilização de métodos convencionais de melhoramento genético.
Como Vernalizar alho?
O processo de vernalização do alho ocorre apenas na faixa de temperatura entre 3 a 5°C e umidade relativa (UR) de 65 a 70%. UR abaixo de 65% pode causar a morte da gema de brotação por ressecamento e acima de 70% favorece o aparecimento de fungos como Penicillium spp.
Qual a temperatura do bulbo para o plantio?
- >>> AMBIENTE Bom desenvolvimento ocorre em locais onde predomina a faixa entre 10 ºC e 15 ºC. A exigência pode ser compensada pela vernalização, processo no qual os bulbos passam por refrigeração em câmara fria por 45 a 60 dias, a uma temperatura entre 3 ºC e 5 ºC, antes do plantio.
Como cuidar dos bulbos da hortaliça?
- Mantenha o solo úmido na fase inicial de crescimento da hortaliça. À medida que os bulbos estiverem se desenvolvendo, diminua a frequência das irrigações. Cesse totalmente cerca de dez a 20 dias antes de realizar a colheita. >>> PRODUÇÃO Os bulbos estão maduros após três a nove meses de plantio, de acordo com a cultivar e a região.
Qual o tipo de alho que você quer cultivar?
- >>> INÍCIO Um tipo de alho é o nobre roxo, que tem valor comercial alto. O outro é o comum (tropical ou seminobre), cultivado por pequenos produtores e vendido em réstias. Escolha a cultivar que se adequa melhor à temperatura e à luminosidade natural do local de plantio.
Quais são os maiores produtores de alho?
- Os Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Bahia respondem por cerca de 90% da produção brasileira. Em 2003, Minas Gerais e Goiás tornaram-se os maiores produtores, com produtividades médias em torno de 10 t ha-1, devido a introdução do alho na região do Cerrado.