Como funciona o Sistema Complemento?

Como funciona o Sistema Complemento?

Como funciona o Sistema Complemento?

O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.

Quais são as três vias de ativação do Sistema Complemento?

Existem três vias de ativação do sistema complemento: Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.

São funções do Sistema Complemento?

Denomina-se complemento um complexo sistema multiprotéico com mais de 30 componentes, em sua maioria proteínas plasmáticas, cujas funções principais são as defesas frente às infecções por microrganismos, a eliminação da circulação dos complexos antígeno-anticorpo e alguns de seus fragmentos atuam como mediadores ...

Como o Sistema Complemento ataca uma bactéria?

Algumas proteínas do complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células. ... Com a clivagem algumas das proteínas do complemento liberam fragmentos que ativam células, aumentam a permeabilidade vascular ou opsonizam bactéria.

Quais são as outras funções do complemento?

Atividades biológicas do complemento Os componentes do complemento têm outras funções imunomediadas pelos CR presentes em várias células. CR1 (CD35) estimula a fagocitose e ajuda na eliminação de imunocomplexos. CR2 (CD21) regula a produção de anticorpos pela célula B e serve como receptor do vírus Epstein-Barr.

Como ocorre a morte da célula?

  • Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica. A primeira ocorre em processos como a remodelação de órgãos e a segunda ocorre sob estímulo estressor externo ou interno.

Quais são os tipos de morte celular?

  • Nessa denominação, são tipos de morte celular: 1 Apoptose intrínseca; 2 Apoptose extrínseca: 3 Necrose; 4 Morte autofágica; 5 Morte celular imunogênica; 6 Morte celular dependente de lisossomo; 7 Netose; 8 Entose; 9 Parthanatos; 10 Pyroptosis; 11 Ferroptose; 12 Necroptose. More ...

Por que a morte celular é regulada?

  • O fato é que a morte celular regulada é empregada pelo organismo para restaurar ou manter a homeostase, pois, pode eliminar células que venham a prejudicar todo o tecido, seja por excesso, por perda da função ou por modificação genética. O processo de morte celular ocasiona alterações morfológicas macroscópicas.

Como ocorre a morte celular após um limiar?

  • No entanto, os eventos de autofagia podem desencadear a morte celular após um limiar. Assim, esse tipo de morte é caracterizada por extensa formação de vacúolos citoplasmáticos, os quais são fagocitados e também degradados por lisossomos.

Postagens relacionadas: