Como calcular um PA decrescente?

Como calcular um PA decrescente?

Como calcular um PA decrescente?

Uma PA é decrescente quando sua razão é negativa, ou seja, r < 0. Assim, cada termo seguinte é sempre menor que o anterior, isto é, os valores dos termos sempre irão diminuir, decrescer. A sequência acima é uma PA decrescente, pois sua razão é negativa, r = –5.

Como fazer o cálculo de uma PA?

A soma dos termos de uma progressão aritmética pode ser obtida por meio da metade do número de termos multiplicada pela soma dos seus extremos. Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica em que cada termo é a soma do anterior por uma constante, chamada de razão.

Como saber se a PA é crescente ou decrescente?

Classificação de uma P.A.

  1. Constante: quando a razão for igual a zero. Por exemplo: (4, 4, 4, 4, 4...), sendo r = 0.
  2. Crescente: quando a razão for maior que zero. Por exemplo: (2, 4, 6, 8,10...), sendo r = 2.
  3. Decrescente: quando a razão for menor que zero (15, 10, 5, 0, - 5,...), sendo r = - 5.

Como se calcula o termo geral de uma PA?

A fórmula do termo geral de uma PA é uma expressão usada para encontrar um termo qualquer de uma progressão partindo do primeiro termo e da razão.

Qual a soma da sequência da PA 5-9 13 37?

(-8, -1, 6,…,41). 11. A soma dos termos de uma P.A. é 324.

Como calcular a quantidade de termos de uma PA?

Para determinarmos o número de termos de uma P.A., utilizamos a seguinte fórmula: an = a1+(n-1). r em que an é o último termo, a1 é o primeiro termo, n é o número de termos e r é a razão.

O que é um PA decrescente?

Decrescente: É toda P.A. em que o próximo termo, a partir do segundo, é sempre menor que o seu antecessor, ou seja, r < 0. Exemplo: (7, 5, 3, 1, -1, -3, …)

Como saber se uma sequência é PA?

Exemplo 2. A sequência (-2, 1, 4, 8) é uma PA? A sequência é uma PA se, subtraindo de cada termo o seu antecessor, o resultado for constante. Portanto, a sequência (-2, 1, 4, 8) não é uma PA.

Postagens relacionadas: