Qual o Monomero da gordura?

Qual o Monomero da gordura?

Qual o Monomero da gordura?

A gordura é da classe dos lipídios, isto é, ésteres que ao reagirem com água formam ácido graxo e um monoálcool graxo ou um poliálcool (glicerina) e, eventualmente, outros compostos.

Qual a função orgânica presente nos lipídios?

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

O que são os monômeros?

[ Química ] Unidade que se repete na composição de um polímero. 2. [ Botânica ] Com apenas um membro em cada verticilo.

Quais são os monômeros que formam os lipídios?

Os ácidos graxos são monômeros que formam muitos tipos de lipídios, que são um dos quatro tipos de macromoléculas biológicas. Os lipídios são usados para armazenar energia e dar estrutura para as membranas celulares.

Qual a diferença entre óleo e gordura?

  • Apesar de ambos serem formados por triglicerídios e de usarmos, no nosso dia a dia, os termos óleo e gordura como sinônimos, essas duas substâncias apresentam propriedades bem diferentes: os óleos são líquidos à temperatura ambiente, enquanto as gorduras são sólidas nas mesmas condições.

Como os lipídios são compostos?

  • Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes ), isolante ...

Qual a diferença entre essa molécula e a gordura?

  • Esse tipo de molécula possui uma porção dela hidrossolúvel e outra lipossolúvel, permitindo que se dissolva em água e gorduras simultaneamente. A parte apolar do sabão interage com a gordura, enquanto a parte polar interage com a água, formando partículas que se mantêm dispersas na água e são arrastadas com ela durante a lavagem.

Como os lipídios atuam no nosso organismo?

  • Nos alimentos, os lipídios assumem um importante papel nutricional e tecnológico. Assim, no nosso organismo eles atuam como fonte de calorias, transportando vitaminas lipossolúveis e suprindo algumas necessidades nutricionais específicas (como acontece com os ácidos graxos essenciais - ver quadro abaixo).

Postagens relacionadas: