Como ocorre o processo de reparação e cicatrização tecidual e quais são as características de uma fratura óssea fechada?
Como ocorre o processo de reparação e cicatrização tecidual e quais são as características de uma fratura óssea fechada?
O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole. O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro.
Quando começa o processo de formação óssea?
- O processo de formação óssea se inicia por volta das primeiras 6 semanas de vida e termina no início da vida adulta. No entanto, o osso sofre continuamente um processo de remodelação, onde parte do tecido existente é reabsorvido e novo tecido é formado.
Qual a estrutura óssea do corpo humano?
- A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso. Os ossos longos são formados por diversas camadas, veja no quadro abaixo: Veja também: Tecidos do Corpo Humano
Quais são as formas de desenvolvimento dos ossos?
- As duas principais formas de desenvolvimento dos ossos são as formas endocondral e membranosa. Essa característica em particular, juntamente com a forma geral do osso é utilizada para classificar o sistema esquelético. As principais formas que são reconhecidas são:
Qual a porção orgânica do osso?
- O osso é constituído basicamente por dois componentes: orgânicos e inorgânicos. A porção orgânica é formada por células (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos), fibras colágenas e substância base (proteoglicanos e glicoproteínas). A parcela orgânica da matriz óssea é secretada principalmente pelos osteoblastos.