O que é fissura crônica?
Índice
- O que é fissura crônica?
- Como curar fissura crônica?
- O que a fissura pode causar?
- Quanto tempo dura uma fissura?
- Como curar fissura crônica sem cirurgia?
- O que fazer para aliviar a dor de fissura?
- Por que as fissuras são crônicas?
- Como é o diagnóstico da fissura anal?
- Por que precisam ser reavaliadas as fissuras?
- Como cicatrizar a fissura anal?
O que é fissura crônica?
A fissura crônica geralmente apresenta outras características: quadros recorrentes e muitas vezes se apresenta com uma fissura mais profunda, presença do plicoma anal (excesso de pele fora da fissura) e a papila hipertrófica. Caracterizando a tríade clássica fissuroide.
Como curar fissura crônica?
Como é feito o tratamento
- Proctyl ou Ultraproct: são pomadas que contêm uma substância anestésica que reduz a sensibilidade à dor;
- Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura;
O que a fissura pode causar?
A fissura anal também pode provocar coceira e sensação de irritação na região anal. A fissura no ânus pode ter sintomas muito parecidos com os das hemorroidas, porém o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor mais intensa.
Quanto tempo dura uma fissura?
Uma fissura anal geralmente cura espontaneamente em quatro a seis semanas. Se isso não acontecer, o tratamento médico ou cirurgia geralmente pode aliviar o desconforto.
Como curar fissura crônica sem cirurgia?
A fissura é uma doença benigna, porém se não for operada frequentemente haverá dor, sangramento e desconforto anal. O tratemento tópico com banho de assento, anti-inflamatórios e pomadas é mais indicado para as fissuras agudas. Nos casos em que já se tornou crônica, esses tratamentos tem pouco ou nenhum efeito.
O que fazer para aliviar a dor de fissura?
Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.
Por que as fissuras são crônicas?
- Outros fatores também podem provocar o problema, como diarreia e relação sexual por via anal. “As fissuras agudas muitas vezes cicatrizam espontaneamente, mesmo sem tratamento. Em pessoas que têm algum fator de risco constante (como é o caso da prisão de ventre), a fissura se torna crônica, com bordas mais elevadas e muito dolorosa.
Como é o diagnóstico da fissura anal?
- O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente e também no exame físico realizado por um proctologista. O exame consiste no afastamento das nádegas e visualização do ânus, sem toque, por conta da dor. Tratamento da fissura anal
Por que precisam ser reavaliadas as fissuras?
- As fissuras que demoram para cicatrizar precisam ser reavaliadas por especialista, e alguns casos podem necessitar de cirurgia. O tratamento cirúrgico tem como objetivo diminuir a capacidade de contração do esfíncter anal interno. Com isso, consegue-se melhorar o fluxo de sangue para o local da fissura, o que estimula sua cicatrização.
Como cicatrizar a fissura anal?
- Como cicatrizar a fissura anal? Normalmente o organismo se encarrega da cicatrização em no máximo uma semana, mas você pode ajudar. Se possível, enquanto estiver com fissura, evite usar papel higiênico e faça a higiene com água morna. Se o problema persistir, não deixe de procurar um proctologista.