Qual é a causa de torção testicular?

Qual é a causa de torção testicular?

Qual é a causa de torção testicular?

A principal causa da torção testicular é o enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção do cordão espermático, sendo essa a principal causa de torção testicular em crianças com menos de 2 anos.

Como saber se estou com torção no testículo?

A torção acontece quando um canal chamado cordão espermático, que liga os testículos ao abdome, acidentalmente rotaciona e “torce”. Por esse cordão passam veias, nervos, vasos linfáticos, a artéria testicular e o canal deferente (que conduz os espermatozoides).

Como é a dor de torção testicular?

A torção testicular tipicamente causa início rápido de dor escrotal intensa, náuseas, vômitos, seguidos de edema escrotal e enduração. Nem a frequência urinária nem a febre descartam a torção de testículo, mas geralmente não há reflexo cremastérico.

Como fazer o diagnóstico da torção testicular?

  • Diagnóstico. Na maioria dos casos, o diagnóstico da torção testicular pode ser feito através de critérios clínicos, com avaliação da história, dos sintomas e dos achados ao exame físico. A ultrassonografia escrotal pode ser realizada quando o médico tem dúvidas. Um escore baseado nos achados clínicos pode ajudar na tomada de decisão:

Por que a torção de testículo pode levar à infertilidade?

  • A torção de testículo pode levar à perda da glândula devido a uma isquemia irreversível, mas pode também gerar uma infecção local e até mesmo a infertilidade naqueles jovens com testículos mantidos viáveis no escroto.

Qual a dor mais comum do testículo?

  • Uma dor súbita e de grande intensidade, associada a inchaço na bolsa escrotal, é a apresentação clínica mais comum da torção do testículo. Náusea e vômitos também são frequentes.

Como evitar a distorção do testículo?

  • Se após a distorção o testículo ganhar viabilidade novamente (a coloração azul dá lugar a uma coloração rósea no testículo), deve-se fazer a fixação na bolsa testicular não apenas do testículo torcido, mas também do testículo normal. Desta forma evitam-se novas torções testiculares no futuro.

Postagens relacionadas: