O que a Educação Física oportuniza ao desenvolver jogos e brincadeiras?

O que a Educação Física oportuniza ao desenvolver jogos e brincadeiras?

O que a Educação Física oportuniza ao desenvolver jogos e brincadeiras?

“O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento”.

Quais são os tipos de jogos e brincadeiras da educação física?

Jogos e Brincadeiras

  • Abaixar-se.
  • Amarelinha.
  • Aponte o que ouviu.
  • Badminton - Pré-desportivos.
  • Bilboquê
  • Bola de gude.
  • Boliche - garrafas PET.
  • Cabeça pega o rabo.

Como deve ser feita a mediação nos jogos e brincadeiras?

Conforme Spodek e Saracho (1998) pode haver dois modos de mediação por parte do professor durante o jogo ou brincadeira: o participativo e o dirigido. Sendo que no modo participativo a mediação visa à aprendizagem incidental, ao encontrar um problema os alunos tentam, junto com o professor, encontrar a solução.

Quais são os conteúdos de jogos e brincadeiras?

O conteúdo pedagógico “Jogos e Brincadeiras na Educação Física” propõe atividades que podem servir para introduzir esportes e também para trabalhar as competências socioemocionais com os alunos. No material totalmente gratuito, também há ícones sinalizando atividades que podem ser realizadas em dias de chuva.

Qual é as brincadeiras de Educação Física?

A queimada é um jogo muito popular nas aulas de Educação Física, e também é um dos preferidos porque a sala inteira pode jogar ou até mesmo ter um campeonato entre salas. Além disso, a queimada é um jogo muito flexível, ou seja, pode ter várias adaptações, como por exemplo, a Queimada do Escolhido.

O que é brincadeira na Educação Física?

As brincadeiras são atividades as quais a criança reproduz fatos da vida social, em que, através destas, adquire elementos imprescindíveis para a construção de sua personalidade e para compreender a realidade da qual faz parte, é uma forma de educar a criança.

Postagens relacionadas: