Para que serve a seiva do pinheiro?
Índice
- Para que serve a seiva do pinheiro?
- Como tirar a seiva do pinheiro?
- Quais os tipos de pinheiro?
- O que podemos extrair do pinheiro?
- O que é a resina do pinus?
- Como se extrai a resina dos pinheiros?
- Como tirar resina de pino?
- Qual melhor Pinheiro para jardim?
- Que tamanho fica o pinheiro?
- Como se desenvolvem os pinheiros?
- Quais são as sementes de um pinheiro?
- Como os pinheiros são plantados?
- Qual é o nome comum das árvores de Pinheiro?
Para que serve a seiva do pinheiro?
Possui propriedades balsâmicas, anti-reumáticas, anti-sépticas, diuréticas e depurativas. Previne a formação de cálculos nas vias urinárias. Efeito tonificante e revitalizador do organismo.
Como tirar a seiva do pinheiro?
Aplique uma quantidade generosa de pasta de dente nas mãos e esfregue. Os ingredientes abrasivos nela vão remover a seiva dentro de um ou dois minutos. Por fim, lave a pele com água morna e sabonete e enxague. Use álcool isopropílico ou um removedor de esmalte se a sua pele estiver muito suja.
Quais os tipos de pinheiro?
Lista de espécies de pinheiro por região
- Pinus brutia.
- Pinheiro-das-canárias - Pinus canariensis.
- Pinus cembra.
- Pinheiro-do-alepo - Pinus halepensis.
- Pinus heldreichii.
- Pinus mugo.
- Pinheiro-larício - Pinus nigra.
- Pinheiro-da-macedónia - Pinus peuce.
O que podemos extrair do pinheiro?
O pinheiro silvestre é uma árvore na qual pode ser extraído o óleo essencial e o pólen que, geralmente, servem para ajudar no tratamento de problemas do sistema respiratório, como resfriado, rouquidão, sinusite e tosse com catarro, pois tem um efeito expectorante e broncodilatadora.
O que é a resina do pinus?
A resina extraída do pinus é uma pasta viscosa branca que tem dois componentes principais, o breu e a terebintina. O primeiro, com uma propriedade sólida adesiva, é utilizado na produção de ceras, tintas, adesivos e vernizes.
Como se extrai a resina dos pinheiros?
A coleta é feita com sacos plásticos amarrados nas árvores. A cada 15 dias são feitos novos cortes na casca até o lenho para ativar os canais de resina. A goma é retirada do recipiente e colocada em baldes. Depois, a resina é despejada em um tanque, onde fica até ser levada para a fábrica.
Como tirar resina de pino?
Basta colocar um gelo na mancha de resina até que a mesma fique um pouco congelada. Raspe a resina com uma colher até eliminá-la por completo. Finalize lavando a peça na máquina de lavar.
Qual melhor Pinheiro para jardim?
Existe uma grande variedade de pinheiros, como Kaizuka, Tuia Aurea, Pinheiro Azul, Cipreste Italiano, Cedrinho, Juníperos, Tuia Europa, Sequoia e, normalmente, são mais utilizados em jardins de estilo clássico, onde a forma geométrica e a volumétrica contida do paisagismo são valorizadas.
Que tamanho fica o pinheiro?
Seu tamanho pode atingir 6m de altura e 2,5m de diâmetro. Atingindo de 12 a 20m de altura e 5m de diâmetro (dependendo da variedade quando plantada nos jardins), esta originária da América do Norte precisa ficar sempre a meia-sombra em locais mais quentes.
Como se desenvolvem os pinheiros?
- Os pinheiros se desenvolvem bem em solo ácido e alguns também em solo calcário; a grande maioria requer um solo bem drenado, ou seja, prefere solos mais arenosos, mas uns poucos, como por exemplo o Lodgepole Pine ( Pinus contorta ), são tolerantes à reduzida drenagem e a encharcamento do solo.
Quais são as sementes de um pinheiro?
- Várias espécies estão adaptadas às condições climáticas extremas impostas pelas elevadas latitudes, por exemplo o pinheiro-anão-siberiano, o pinheiro-da-montanha, ou o pinheiro-de-casca-branca. As sementes são comummente espalhadas por pássaros e esquilos.
Como os pinheiros são plantados?
- Os pinheiros são também plantados extensivamente em muitas partes do Hemisfério Sul . No Brasil também são chamados pinheiros, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária ( Araucaria angustifolia ), mais conhecida como pinheiro-do-paraná.
Qual é o nome comum das árvores de Pinheiro?
- Pinheiro é o nome comum das árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas. Este artigo se refere apenas às plantas do género Pinus, da família Pinaceae . São nativos, na sua maioria, do Hemisfério Norte.