Quais são as partes da tuba uterina?
Índice
- Quais são as partes da tuba uterina?
- Como são os pequenos lábios?
- Qual a diferença entre grandes e pequenos lábios?
- Quais as funções da tubas uterinas?
- Qual estrutura tem a função de captar o óvulo é inserí lo na tuba uterina?
- Quais são os grandes lábios?
- Quando os lábios são incompetentes?
- Qual a posição dos lábios normais?
- Por que os lábios são mantidos úmidos?
Quais são as partes da tuba uterina?
A tuba uterina divide-se em 4 regiões, que no sentido médio-lateral são: parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo. A parte uterina é a porção intramural, isto é, constitui o segmento do tubo que se situa na parede do útero.
Como são os pequenos lábios?
Os pequenos lábios podem ser muito pequenos ou medir até cinco centímetros de largura. Os pequenos lábios ficam logo na parte interna dos grandes lábios e rodeiam os orifícios que conduzem à vagina e à uretra. Uma grande quantidade de vasos sanguíneos dá aos pequenos lábios a cor rosada.
Qual a diferença entre grandes e pequenos lábios?
Os lábios menores e os lábios maiores são formados por tecido conjuntivo na parte central, sendo que nos lábios maiores existe mais tecido adiposo do que nos menores. Os lábios protegem a abertura da vagina e, logo acima, a abertura da uretra (o tubo curto que transporta a urina da bexiga ao exterior).
Quais as funções da tubas uterinas?
As tubas uterinas transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero. Por elas passam em direção oposta os espermatozoides e é onde, habitualmente, ocorre a fecundação.
Qual estrutura tem a função de captar o óvulo é inserí lo na tuba uterina?
As tubas uterinas são também denominadas ovidutos, anteriormente conhecidas como trompas de Falópio, são dois tubos musculares de grande mobilidade, pertencentes ao sistema reprodutivo das fêmeas de mamíferos, medindo aproximadamente 12 cm de comprimento, responsáveis por transportar o óvulo em direção ao útero.
Quais são os grandes lábios?
- Grandes Lábios Os grandes lábios são dobras formadas por tecido adiposo e conjuntivo, cobertas por pele e pelos. Estendem-se do púbis até o períneo e ajudam a proteger a abertura da vaginae da uretracontra agentes infecciosos, como fungos e bactérias.
Quando os lábios são incompetentes?
- Quando os lábios são incompetentes, os incisivos superiores podem não ser controlados e o lábio inferior pode ate mesmo se situar por trás deles, produzindo assim uma proclinação exagerada destes dentes. Uma musculatura labial vigorosa, ou hiperativa, pode estar associada a incisivos superiores retroclinados.
Qual a posição dos lábios normais?
- A posição e a atividade dos lábios são importantes para controlar o grau de protrusão dos dentes incisivos. Com lábios normais (competentes), as margens incisais dos incisivos superiores encontram-se abaixo da margem superior do lábio inferior, e esta disposição ajuda a manter a inclinação “normal” dos incisivos.
Por que os lábios são mantidos úmidos?
- Os lábios são mantidos úmidos tanto pela deposição da saliva pela língua como pelas inúmeras glândulas salivares menores dentro deles.