Porque as samambaias são pteridófitas?
Porque as samambaias são pteridófitas?
Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.
Quanto as etapas do ciclo da vida de um musgo e de uma samambaia?
(Mack) Quanto às etapas do ciclo de vida de um musgo e de uma samambaia, representadas abaixo, é correto afirmar que: * a) 1 e 3 representam a fase gametofítica. b) Em 2 são produzidos somente gametas mas-culinos. c) 2 e 3 são fases haploides. d) A meiose ocorre em 1 e 3.
Qual o ciclo reprodutivo das pteridófitas?
A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.
Qual a fase duradoura do ciclo de vida das pteridófitas?
Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro - morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação - e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.
O que é o Protalo das samambaias?
A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito. ... O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.