Qual sistema a esclerose múltipla danifica e como ela afeta os impulsos nervosos?
Índice
- Qual sistema a esclerose múltipla danifica e como ela afeta os impulsos nervosos?
- O que acontece quando lúpus ataca o cérebro?
- Qual é o caminho percorrido do impulso nervoso?
- O que acontece com os impulsos nervosos na esclerose múltipla?
- Como a esclerose múltipla se manifesta?
- Qual a origem do lupus eritematoso?
- Qual a influência da luz ultravioleta sobre o lúpus?
- Por que o lúpus não se transmite?
- Quanto tempo dura o tratamento do lúpus?
Qual sistema a esclerose múltipla danifica e como ela afeta os impulsos nervosos?
A esclerose múltipla (EM) é uma enfermidade autoimune que afeta o sistema nervoso central (cérebro) e medula espinhal por uma falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com invasoras. O corpo as ataca provocando danos ao corroer a bainha de mielina, camada protetora que envolve os nervos.
O que acontece quando lúpus ataca o cérebro?
Ao estimular em excesso o sistema imunológico, o lúpus afeta principalmente rins, pulmões, pele e articulações de suas vítimas. Entre os órgãos prejudicados, no entanto, também se encontra o cérebro. Tanto que já existiam pesquisas indicando uma possível relação entre a doença e déficits de memória.
Qual é o caminho percorrido do impulso nervoso?
Assim, o impulso nervoso é o caminho percorrido pelo “estímulo” ao longo das células nervosas (neurônios). O sentido do impulso é sempre o mesmo: dendrito corpo celular axônio.
O que acontece com os impulsos nervosos na esclerose múltipla?
A mielina é uma capa que recobre os nervos e é responsável por conduzir os impulsos nervosos para todo o corpo. Quando a mielina é destruída, no caso da esclerose múltipla, interfere negativamente na ação esses impulsos nervosos.
Como a esclerose múltipla se manifesta?
A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.
Qual a origem do lupus eritematoso?
- O lupus eritematoso sistémico (LES) é uma doença crónica imunomediada. Caracteriza-se pela produção de anticorpos contra componentes do próprio organismo que podem causar lesão de diversos órgãos. O LES afecta 0.07% dos portugueses, tipicamente mulheres em idade reprodutiva. O início da doença ocorre entre os 16 e os 49 anos em cerca de 75%
Qual a influência da luz ultravioleta sobre o lúpus?
- A luz ultravioleta, em especial com a irradiação beta, é capaz de induzir e exacerbar a atividade inflamatória, tanto nos quadros cutâneos quanto sistêmicos do lúpus; A participação de diversos agentes infecciosos, particularmente virais, como o vírus da hepatite C, parvovírus e Epstein Barr (EBV);
Por que o lúpus não se transmite?
- Ao contrário de boatos, o lúpus não é uma doença contagiosa, ou seja, não se pega, não se transmite. O lúpus geralmente é desenvolvido por conta do sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam o próprio corpo.
Quanto tempo dura o tratamento do lúpus?
- Quanto tempo dura o tratamento? O lúpus é uma doença crônica, assim como também o são a hipertensão, diabetes, várias doenças intestinais, alergias e outras doenças reumatológicas.