Qual a causa da sepse?
Qual a causa da sepse?
Você já deve ter ouvido falar que a causa da morte de alguém foi uma infecção generalizada ou no sangue, e até mesmo uma septicemia. Esses termos ainda são popularmente usados do para definir a sepse, doença que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo.
Qual bactéria causa sepse?
A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras.
Como pega infecção generalizada?
Fatores de Risco para Desenvolver Infecção Generalizada:
- Diabéticos.
- Pessoas com Câncer.
- Pessoas Desnutridas.
- Pessoas Hospitalizadas por muito Tempo.
- Infecção pelo HIV, especialmente pessoas com Doença Avançada (AIDS)
- Tratamentos prévios que Diminuem a Imunidade como Quimioterápicos, ...
- Usuários de Álcool.
Quais os riscos da sepse?
A Sepse é uma emergência médica e pode ser fatal. A doença ficou conhecida popularmente como Infecção Generalizada. Trata-se da via final comum para a maioria das doenças infecciosas, que pode levar ao quadro de disfunção ou falência de múltiplos órgãos.
Qual a causa da sepse?
- Outros fatores de risco e causas de sepse variam dependendo de quando a sepse se desenvolve. O início é categorizado como Determinadas infecções virais, como herpes simplex disseminado, enterovírus, adenovírus ou vírus sincicial respiratório, podem causar sepse de início precoce ou de início tardio.
Como fazer o tratamento da sepse?
- Para o tratamento da sepse, é comum o uso de medicamentos (antibióticos, corticosteroides e insulina), bem como a realização de cirurgia para remover as fontes de infecção e abcessos.
Como fazer o diagnóstico da sepse?
- O primeiro passo para o diagnóstico da sepse é reconhecer os sinais clínicos, como febre, aumento da frequência cardíaca e diminuição da pressão arterial. Depois, o diagnóstico geralmente é confirmado com um exame se sangue. Os exames de sangue que podem ser feitos incluem:
Quais as infecções que podem levar à sepse?
- Pessoas internadas na UTI são especialmente vulneráveis a desenvolver infecções que podem levar à sepse. Contudo, qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir para um quadro de sepse. As mais comuns são a pneumonia, infecções na barriga e infecções urinárias.