Como se desenvolve câncer de pele?
Índice
- Como se desenvolve câncer de pele?
- Quais são as causas mais comuns para o surgimento do câncer?
- Quais são os possíveis fatores que influenciam o aparecimento do câncer?
- Como se pode diagnosticar que uma pessoa ou qualquer ser vivo está com câncer o que causa essa doença?
- Qual o tratamento mais indicado para câncer de pele?
- Por que o câncer de pele varia?
- Qual a biópsia do câncer de pele?
- Qual a cirurgia para retirada do câncer de pele?
Como se desenvolve câncer de pele?
Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única. Alguns casos da doença estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação.
Quais são as causas mais comuns para o surgimento do câncer?
Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.
Quais são os possíveis fatores que influenciam o aparecimento do câncer?
Além disso, outros fatores ambientais relacionados com o aumento da chance de desenvolver o câncer são o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, o consumo de carnes processadas (linguiça, salsicha, embutidos em geral), o consumo de álcool, a luz ultravioleta do sol e as radiações ionizantes de fontes radioativas.
Como se pode diagnosticar que uma pessoa ou qualquer ser vivo está com câncer o que causa essa doença?
De olho no diagnóstico precoce, os médicos costumam solicitar exames em consultas de rotina, a partir de determinada idade. Exemplo: acima dos 50 anos, homens e mulheres devem fazer exame para detecção de sangue de fezes, o que pode indicar câncer de intestino.
Qual o tratamento mais indicado para câncer de pele?
- Tratamento de Câncer de pele O tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia para retirada do tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia - no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção.
Por que o câncer de pele varia?
- O câncer de pele varia muito na aparência. Alguns podem mostrar todas as alterações citadas, enquanto outros podem ter apenas uma ou duas características incomuns. Por isso, como regra geral, qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta/mancha que já existia deve servir de alerta para procurar um dermatologista.
Qual a biópsia do câncer de pele?
- A biópsia é o exame indicado para a confirmação diagnóstica do câncer de pele. O material coletado deve ser encaminhado para o laboratório de anatomia patológica que emitirá o laudo. Outros exames podem ser necessários para determinar o estadiamento da doença e decidir o tratamento mais adequado.
Qual a cirurgia para retirada do câncer de pele?
- Por esses exames é possível identificar se o câncer de pele é melanoma ou não melanoma e seus tipos. A cirurgia para retirada do tumor é o tratamento mais indicado nos casos de câncer de pele, mas dependendo do nível da doença, ela pode ser acompanhada de radioterapia e a quimioterapia.