O que provoca descolamento de retina?
Índice
- O que provoca descolamento de retina?
- Tem como colar a retina?
- Como identificar o descolamento de retina?
- Quantos dias de repouso após cirurgia de retina?
- Qual exame detecta descolamento de retina?
- Como funciona a cirurgia de deslocamento de retina?
- Como surge o descolamento de retina?
- Qual a diferença entre deslocamento e descolamento da retina?
- Por que o descolamento da retina pode causar perda de visão?
O que provoca descolamento de retina?
As causas do descolamento de retina são variadas. Ele pode acontecer devido a uma ruptura do vítreo, separando a retina da estrutura que a sustenta; aumento da fluidez do vítreo em função da idade; traumas e tração na região da retina; além de tumores e condições inflamatórias.
Tem como colar a retina?
A retinopexia é, geralmente, realizada sob anestesia local. É um método de tratamento de alguns descolamentos de retina, em que uma bolha de gás (gás SF6 ou C3F8) é injetada dentro do olho. A cabeça do doente é, de seguida, posicionada de modo que a bolha bloqueie o orifício da retina.
Como identificar o descolamento de retina?
Os sintomas comuns do descolamento de retina são: flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros. Portanto, procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual.
Quantos dias de repouso após cirurgia de retina?
O repouso deve ser absoluto durante 1 a 2 semanas e retornar as suas atividades após 45-60 dias. Porém, esta estimativa pode variar dependendo do caso. A visão geralmente melhora após algumas semanas do procedimento, mas pode levar meses até o resultado final.
Qual exame detecta descolamento de retina?
O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar o gel do olho (humor vítreo), o nervo óptico, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do ...
Como funciona a cirurgia de deslocamento de retina?
- Na cirurgia de deslocamento de retina (ou operação) existem vários processos de tratamento, tendo todos eles como denominador comum encontrar e proteger as rasgaduras e buracos na retina. Todos os procedimentos cirúrgicos seguem os mesmos princípios gerais, a saber: Aliviar o presente (e futuro) de tração vítreo-retiniana.
Como surge o descolamento de retina?
- Em geral, o Descolamento de Retina surge a partir de uma lesão ou ruptura brusca no tecido da retina. Dessa forma, o tecido interno que reveste o olho se solta e os fluidos intraoculares produzidos de forma constante para hidratação do órgão se infiltram entre a parede do olho e a retina descolada.
Qual a diferença entre deslocamento e descolamento da retina?
- Deslocamento da retina é a mesma coisa que descolamento da retina. Muitas vezes, as palavras descolar ou deslocar são utilizadas indistintamente, ou seja, deslocamento de retina ou “ retina descolada ” são ambas formas de dizer descolamento da retina, sendo contudo este último, o termo vulgarmente utilizado pelos médicos oftalmologistas.
Por que o descolamento da retina pode causar perda de visão?
- O descolamento de retina pode causar a perda de parte do seu campo de visão, principalmente na região que corresponde à parte destacada da retina. Dependendo do seu grau de perda de visão, seu estilo de vida pode mudar significativamente.