O que é hipertrofia excêntrica?
Índice
- O que é hipertrofia excêntrica?
- O que causa hipertrofia excêntrica?
- Que tipo de hipertrofia concêntrica podem ocorrer?
- Quais as diferentes formas de hipertrofia cardíaca?
- Quais os benefícios da hipertrofia do músculo cardíaco?
- O que é hipertrofia patológica?
- Qual o mecanismo de hipertrofia cardíaca?
- Como ocorre a hipertrofia fisiológica?
- Qual a classificação da hipertrofia?
- Como é feito o treino para hipertrofia?
O que é hipertrofia excêntrica?
Hipertrofia excêntrica (aumento da massa cardíaca com elevação do volume da cavidade ventricular). A IC pode ser classificada como sistólica ou diastólica, de acordo com a presença ou não de rebaixamento na fração de ejeção13.
O que causa hipertrofia excêntrica?
A pressão arterial elevada, o estreitamento de válvulas cardíacas, certos casos de obesidade ou outros fatores mais representam um aumento da resistência ao fluxo sanguíneo, exigindo maior força por parte do coração e, em consequência, hipertrofiando o miocárdio.
Que tipo de hipertrofia concêntrica podem ocorrer?
Comentário: Nas doenças em que ocorre sobrecarga de pressão como por exemplo a estenose aórtica ou a hipertensão arterial sistêmica, ocorre hipertrofia das paredes do miocárdio com redução das câmaras cardíacas, o que recebe o nome de “hipertrofia concêntrica do miocárdio”.
Quais as diferentes formas de hipertrofia cardíaca?
Assim, existem dois tipos de hipertrofia cardíaca, a concêntrica e a excêntrica. Uma hipertrofia cardíaca concêntrica é a consequência de uma sobrecarga ventricular em pressão.
Quais os benefícios da hipertrofia do músculo cardíaco?
(1993), alguns dos benefícios resultantes da hipertrofia são: a) aumento da capacidade de trabalho ventricular; b) normalização do estresse da parede.
O que é hipertrofia patológica?
Um caso típico de hipertrofia patológica é possível citar o aumento do coração em decorrência da hipertensão (aumento da pressão arterial). Esse aumento se dá em resposta ao estiramento e a hormônios adrenérgicos, aumentados durante o estresse.
Qual o mecanismo de hipertrofia cardíaca?
- Mecanismo adaptativo do coração, em resposta a um aumento de sua atividade ou de sobrecarga funcional, a hipertrofia cardíaca pode se dar em resposta a: Aumento de necessidade metabólica que impõe um aumento do débito cardíaco.
Como ocorre a hipertrofia fisiológica?
- A hipertrofia fisiológica acontece em certos órgãos e em determinadas fases da vida como fenômenos programados, como a hipertrofia que ocorre na musculatura uterina durante a gravidez (em que também ocorre hiperplasia). Já a hipertrofia patológica ocorre por exemplo no coração (por aumento da pressão arterial, por exemplo).
Qual a classificação da hipertrofia?
- A hipertrofia pode ser classificada como fisiológica ou patológica, em relação a sua causa, além dos diversos fatores que a influencia. Vamos exemplificar alguns casos de hipertrofia nas duas classificações. Os principais casos de hipertrofia pela resposta fisiológica são:
Como é feito o treino para hipertrofia?
- O treino para hipertrofia deve ser estabelecido por um profissional de educação física qualificado de acordo com as características da pessoa. Normalmente esse tipo de treino é feito de maneira intensa, pelo menos 3 vezes por semana e como o uso de carga elevada, para potencializar o processo de hipertrofia.