Como surgiu o campo da psicoterapia familiar?
Índice
- Como surgiu o campo da psicoterapia familiar?
- Quais são as escolas de terapia familiar?
- Como surgiu a abordagem sistêmica psicologia?
- O que é o sistema familiar?
- É princípio da terapia familiar sistêmica?
- Qual é o papel da terapia familiar?
- Qual é o papel do terapeuta familiar?
- Qual a origem da terapia familiar sistêmica?
- Qual o resultado final da terapia familiar?
- Qual foi o papel da família no tratamento?
- Quais são as Referencias Bibliográficas da terapia familiar?
Como surgiu o campo da psicoterapia familiar?
O seu início nos anos 70 se deve a alguns fatores como, a insatisfação crescente com os tratamentos convencionais em hospitais psiquiátricos, a expansão da psicanálise, das teorias de grupo, os trabalhos feitos por assistentes sociais com as famílias e a criação de centros de atendimentos que trabalham com crianças e ...
Quais são as escolas de terapia familiar?
A partir do enfoque sistêmico, várias escolas de terapia familiar se desenvolveram, entre elas a Escola Estrutural, a Estratégia, a de Milão e, mais recentemente, a Escora Construtivista.
Como surgiu a abordagem sistêmica psicologia?
As terapias sistêmicas têm suas raízes na terapia familiar. Nessa perspectiva, o que importa é a relação, ou seja, o processo de interação entre as pessoas, e não tanto a observação do indivíduo isolado. Foi o biólogo e filósofo austríaco Ludwig von Bertalanffy que formulou a Teoria Geral dos Sistemas em 1968.
O que é o sistema familiar?
Um sistema familiar se trata de um grupo familiar em que as pessoas e energias interagem entre si mutuamente. ... Assim, o que acontece a um indivíduo acaba influenciando diretamente o sistema de onde ele se originou. Interessante notar que tal organização existe no passado, presente e futuro ao mesmo tempo.
É princípio da terapia familiar sistêmica?
As terapias sistêmicas têm suas raízes na terapia familiar. Hoje em dia não é necessária uma família como foco de atenção para que o olhar seja sistêmico. Nessa perspectiva, o que importa é a relação, ou seja, o processo de interação entre as pessoas, e não tanto a observação do indivíduo isolado.
Qual é o papel da terapia familiar?
A Terapia Familiar tem como objetivo auxiliar a família na manutenção de relações harmoniosas entre os seus membros. Além disso, pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. O alcoolismo do pai ou a depressão da mãe são exemplos que podem despertar para necessidade de intervenção.
Qual é o papel do terapeuta familiar?
O Terapeuta Familiar trabalha com a família em busca de novas alternativas que não passa em resolver problemas e corrigir erros, mas, principalmente por colocar em evidências competências da própria família, ativando a sua participação na própria resolução do problema.
Qual a origem da terapia familiar sistêmica?
- TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA O principal conceito da Terapia Familiar Sistêmica surgiu da contribuição de muitos autores e das mais diversas áreas do saber. Nascida na década de 1950, a Terapia familiar teve como seus principais precursores: pensadores, assistentes sociais e psicólogos, psiquiatras, biólogos, físicos; entre outros.
Qual o resultado final da terapia familiar?
- Ficou d emonstrado como resultado final que, a partir da aplicação desses conceitos e técnicas sistêmicas, foi possível a reorganização familiar com novas formas de interação e comunicação. PALAVRAS-CHAVE: FAMÍLIA, TERAPIA FAMILIAR, ESTRUTURAL, MILÃO, TRANSGERACIONAL.
Qual foi o papel da família no tratamento?
- Sendo assim, percebeu-se que foi decisiva a alteração do pensamento dos profissionais quanto ao papel da família no tratamento, surgindo, então, uma terapia que tomou como base a mudança na organização da família para resolução dos problemas trazidos.
Quais são as Referencias Bibliográficas da terapia familiar?
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. RESUMO Este trabalho apresenta um modelo de atendimento em terapia familiar realizado como parte integrante do Curso de Formação em Terapia Familiar Sistêmica. A apresentação é fundamentada nos referenciais teóricos da abordagem sistêmica e com um estudo de caso clínico.