Como ligar e desligar um SCR?

Como ligar e desligar um SCR?

Como ligar e desligar um SCR?

Um SCR não pode ser desligado simplesmente com a remoção do sinal da porta (G), apenas alguns podem ser desligados aplicando-se um pulso negativo ao terminal da porta. Os dois métodos para desligar um SCR são classificados como interrupção da corrente do ânodo e técnica de comutação forçada [2].

Como fazer proteção de sobretensão para o SCR?

Medida protetora: Sobretensões proteção tiristor é conseguido usando um diodo zener e um resistorpode ser usado para proteger o circuito da porta da sobrecarga atual. Ruído no circuito de gate também pode causar um falso disparo que pode ser evitado usando um resistor e um capacitor em paralelo.

O que significa ângulo de disparo do SCR?

Em CA o SCR corta quando a tensão for menor que a tensão de manutenção, não sendo necessario cicuito de reset. Neste circuito o angulo de disparo é no máximo 90º, pois a tensão de anodo e a tensão de gate estão em fase. O diodo protege o gate de tensão reversa no semi ciclo negativo.

Qual é o efeito produzido pela corrente de gatilho após o SCR ter sido disparado?

Quando o SCR começa a conduzir ,a tensão anodo – catodo (Vf) cai para um valor de condução ,resultando numa forte redução na corrente de porta ,com uma perda muito pequena no circuito de porta. Para o ciclo negativo do sinal de entrada o SCR desliga ,pois o anodo fica negativo em relação ao catodo .

Será que o SCR estará desligado?

  • O SCR estará "Desligado". Uma lâmpada ligada em série com o SCR nestas condições permanecerá apagada, conforme sugere a figura 10.

Qual é o nome do SCR?

  • Basicamente, um SCR (retificador controlado por silício), também conhecido como tiristor, funciona como um transistor. SCR de quê? O dispositivo recebe seu nome (SCR) devido à sua estrutura interna de semicondutores multicamadas que se refere à palavra “silício” no início de seu nome.

Como podemos analisar o SCR?

  • Para analisar o SCR podemos utilizar uma ótima analogia. Imaginando um corte virtual nos dois materiais internos da sua estrutura podemos interpretá-la como dois transistores bipolares distintos conectados conforme a figura 2.4, podendo desta forma aplicar a análise usual de transistores. Nela temos um transistor pnp e um npn.

Como é construído o SCR?

  • Conforme mencionado anteriormente um SCR é construído dopando-se quatro materiais e concatenando-os de modo a formar uma seqüência NPNP com três junções P-N, duas em um sentido e uma no outro. Aplica-se então uma tensão no anodo (terminal do material tipo p externo) em relação ao catodo (terminal do material tipo n externo).

Postagens relacionadas: