Como se calcula a constante de desintegração?

Como se calcula a constante de desintegração?

Como se calcula a constante de desintegração?

O decaimento de No nuclídeo para dar N nuclídeo depois do tempo t é dado pela seguinte expressão matemática: N = No exp(- g t), onde g é designada por constante de decaimento ou de desintegração.

Qual o número de desintegrações de uma amostra radioativa?

  • O número de desintegrações que ocorrem em uma dada amostra radioativa durante um segundo, chamado ATIVIDADE da amostra, é medido em Bequerel (Bq). O decaimento radioativo pode ser representado através do seguinte gráfico, onde o número de núcleos radioativos da amostra está relacionado à sua atividade:

Qual é a desintegração radioativa?

  • Desintegração radioativa é um fenômeno nuclear em que um átomo, ao eliminar radiações (alfa e beta), transforma-se em um novo núcleo, ou seja, em um novo átomo. Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável.

Quais são as fórmulas relacionadas à radioatividade?

  • Conhecer as fórmulas relacionadas à radioatividade pode ser importante porque, por meio de sua utilização, podemos determinar diversas informações relevantes sobre um material radioativo, como: Meia-vida, isto é, o tempo necessário para metade do número de átomos de um material radioativo desintegrar-se;

Qual o tempo necessário para o material radioativo?

  • Tempo necessário para o material radioativo tornar-se inócuo, ou seja, quando eliminar pouquíssima ou nenhuma radiação. Veja a seguir cada uma das fórmulas da radioatividade:

Postagens relacionadas: