Como podem ser classificados os ácidos quanto à presença de oxigênio?

Como podem ser classificados os ácidos quanto à presença de oxigênio?

Como podem ser classificados os ácidos quanto à presença de oxigênio?

Esse critério envolve a presença ou não de oxigênio na composição dos ácidos. Assim sendo, os ácidos podem ser classificados em: Hidrácidos: ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição. ... Oxiácidos: ácidos que apresentam oxigênio na sua composição.

Quais são os oxiácidos fortes?

  • Oxiácidos fortes: são aqueles nos quais a subtração entre o número de oxigênios e o de hidrogênios ionizáveis resulta em, no mínimo, 2. Exemplos: - HIO 4. 4 átomos de oxigênio – 1 hidrogênio ionizável = 3-H 4 P 2 O 7. 7 átomos de oxigênio – 4 hidrogênios ionizáveis = 3-H 2 SO 4. 4 átomos de oxigênio – 2 hidrogênios ionizáveis = 2

Quais são os oxiácidos fracos?

  • Oxiácidos fracos: são aqueles nos quais a subtração entre o número de oxigênios e o de hidrogênios ionizáveis resulta em 0. Exemplos: - HClO.

Como tratar os oxiácidos?

  • Antes de tratar dos oxiácidos, vamos recordar brevemente o conceito de ácido, com base na teoria de Arrhenius. De acordo com essa definição, os ácidos são substâncias que em solução aquosa, se ionizam, produzindo um cátion hidrônio (H 3 O + ), que muitas vezes é representado por H + ­­­­ e um ânion qualquer (X - ).

Qual a força dos ácidos fracos?

  • Ácidos fracos: quando sofrem ionização, produzem uma pequena quantidade de íons hidrônio e ânions. Vale ressaltar que a força dos ácidos deve ser estudada de acordo com dois diferentes aspectos: → Hidrácidos: São ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição, como o HF, o HCl e o H 2 S. Em relação à força, os hidrácidos podem ser:

Postagens relacionadas: