Como se encontra o termo geral de uma PA?

Como se encontra o termo geral de uma PA?

Como se encontra o termo geral de uma PA?

O termo geral de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer de uma PA, indicado por an, quando seu primeiro termo (a1), a razão (r) e o número de termos (n) que essa PA possui são conhecidos.

Qual a fórmula do termo geral de uma progressão aritmética?

A progressão aritmética é aquela sequência numérica em que cada termo (a partir do segundo) corresponde à soma do anterior com um valor chamado razão (r). Ou seja, a é o primeiro termo, a + r o segundo, e a + 2r o terceiro.

O que é lei de formação de uma sequência numérica?

A lei de formação é a regra que estabelece a formação dos termos de uma sequência numérica. A partir da lei de formação é possível obter qualquer termo da sequência numérica. A lei de formação também é conhecida como fórmula do termo geral.

Qual é a lei de formação?

Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0. Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.

Quais são os termos de uma PA?

  • Os termos de uma PA são indicados por índices, de modo que cada índice determina a posição de cada elemento da progressão. Veja um exemplo: A = (a 1, a 2, a 3, … a n) Se a n – a n – 1 ...

Qual é o termo geral de uma PG?

  • O termo geral de uma progressão geométrica (PG) é uma fórmula usada para descobrir um termo qualquer de uma PG. Para isso, é necessário conhecer o primeiro termo, a razão da progressão e a posição do termo a ser encontrado nela.

Quais são as propriedades da PA?

  • Numa PA, a soma dos termos equidistantes dos extremos é constante. Estas propriedades facilitam sobremaneira a solução de problemas. Seja a PA ( a 1, a 2, a 3, ..., a n-1, a n ).

Qual a função de uma PG?

  • Uma PG é uma sequência numérica onde cada termo é o resultado do produto entre seu antecessor e uma constante, conhecida como razão. Essa característica apenas não é observada no primeiro termo, pois ele não possui antecessor. Veja a seguir um exemplo de PG de razão 2 e primeiro termo 3:

Postagens relacionadas: