Qual foi o marco que dividiu a história da literatura infantil brasileira?

Qual foi o marco que dividiu a história da literatura infantil brasileira?

Qual foi o marco que dividiu a história da literatura infantil brasileira?

O ano de 1894, quando foi realizada a primeira eleição presidencial direta no Brasil, pode também ser lembrado como o marco inicial da produção brasileira de livros para crianças. ... Um dos grandes difusores dessa tendência foi Olavo Bilac, que, entre as obras voltadas para crianças, publicou Poesias Infantis, em 1904.

Qual escritor brasileiro foi um marco na literatura infantil?

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.

Qual é a história da literatura infantil?

  • 2 UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL Pode-se afirmar que a arte de contar histórias existiu sempre, desde quando o homem começou a falar e articular as palavras. Provavelmente, começou com o homem sentado em sua caverna ao pé do fogo, contando suas bravatas às mulheres e crianças.

Quando começou a literatura infantil brasileira?

  • Em particular, a literatura infantil brasileira, que ainda está em processo de construção e descoberta, pois sua grande transformação, a partir de Monteiro Lobato, se deu a menos de um século. Essa literatura durante a sua consolidação, foi muito negligenciada em consequência dos diversos contextos históricos pelos quais passou.

Qual a sua importância para a literatura infantil?

  • Sua importância para a literatura infantil é evidente: “até hoje, nós temos os seguidores de Lobato, que são aqueles que entenderam, como Lobato entendeu, que a literatura para crianças não deve ser educativa, moralizadora, mas uma produção para o encantamento”, afirma Alice Áurea.

Qual a história da literatura?

  • Na Europa, Perrault, no fim do século XVII, e os irmãos Grimm, no início do século XIX, recolheram contos orais populares de seus respectivos países e os registraram por escrito, segundo suas concepções e estilos. (FARIA, 2008, p. 23). Seguindo com a história da literatura]

Postagens relacionadas: