Como explicar a intertextualidade?

Como explicar a intertextualidade?

Como explicar a intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

O que é sample intertextualidade?

O sample é um trecho de outra música que aparece, transmitido fielmente, na música de outro artista. Por exemplo, no começo da música “Blood on the leaves”, do Kanye West, é possível ouvir perfeitamente Nina Simone cantando um trecho de sua música “Strange fruit”.

Quais são os tipos de intertextualidade?

  • Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade? A citação acontece quando as ideias de um autor são trazidas para dentro de outra obra. As citações podem ser diretas, quando são copiadas e coladas do texto original, ou indiretas, quando são reescritas com outras palavras.

Como ocorre a intertextualidade entre dois textos?

  • Como podemos ver, temos dois textos que, apesar de distantes no tempo e no espaço, dialogam entre si. A intertextualidade é exatamente essa relação, uma forma de diálogo entre dois ou mais textos. É importante considerar que a intertextualidade pode ocorrer entre textos de mesma natureza ou de naturezas diferentes.

Quando a intertextualidade é explícita?

  • A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.

Quais são os exemplos de intertextualidade na literatura?

  • Segue abaixo alguns exemplos de intertextualidade na literatura e na música: Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue alguns exemplos de intertextualidade.

Postagens relacionadas: