Como explicar a origem do plural dos nomes em ao em língua portuguesa?

Como explicar a origem do plural dos nomes em ao em língua portuguesa?

Como explicar a origem do plural dos nomes em ao em língua portuguesa?

Isso porque a terminação em português é resultado do desenvolvimento de três terminações latinas, que tiveram o sinal de nasalação da letra (o til) em substituição da letra n: "-ane", "-anu" e "-one", que respectivamente acabaram no plural em -ães, -ãos e -ões.

Como é formado o plural de palavras com essas características?

Os dois elementos mudam para o plural quando: substantivo + substantivo - como em: couves-flores (couve-flor) ... adjetivo + substantivo - como em: más-línguas (má-língua)

Qual o critério que define a diferença de Formação do plural nós substantivos terminados em?

A regra geral para a formação do plural é acrescentar um -S ao singular. ...

Qual a regra de formação do plural da língua portuguesa?

  • Embora existam diversas classes gramaticais que admitem flexão em número: substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais e verbos, as regras de formação do plural da língua portuguesa incidem na formação do plural dos substantivos. A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:

Qual a diferença entre o plural e o plural?

  • O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser. O plural indica dois ou mais seres. Embora existam diversas classes gramaticais que admitem flexão em número: substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais e verbos, as regras de formação do plural da língua portuguesa incidem na ...

Quais são os substantivos que fazem o plural?

  • Por exemplo: hífen - hifens (sem acento, no plural). Exceção: cânon - cânones. b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns. Por exemplo: homem - homens. c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es .

Qual a diferença entre o plural e a latina dessas palavras?

  • Farei a seguir uma síntese – inspirada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra – dos diferentes grupos que fazem o plural de forma idêntica entre si: Obs. A explicação inicial e genérica para esta diferença está relacionada com a origem latina dessas palavras.

Postagens relacionadas: