Como se formam cátions e ânions?
Como se formam cátions e ânions?
Cátions e ânions são tipos de íons, ou seja, átomos que ganharam ou perderam elétrons através de ligações químicas. ... Cátion: átomo que perdeu (ou cedeu) elétrons e, portanto, está carregado positivamente. Ânion: átomo que ganhou (ou aceitou) elétrons e, portanto, está carregado negativamente.
O que são cátions e ânions como eles se formam Cite exemplos?
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Quais são os principais ânions?
Exemplos de Ânions
- Cl-1 (cloro)
- Br-1(Bromo)
- F-1(flúor)
- O-2 (oxigênio)
- S-2 (enxofre)
- N-3 (nitrogênio)
Quais são os exemplos de ânions?
- Alguns exemplos de ânions: Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18). A carga elétrica desse átomo é +17 – 17 = 0. Ao ganhar 1 elétrons, ele transforma-se no ânion cloreto (Cl-), passando a possuir 17 prótons, 18 elétrons e 18 nêutrons.
Quais são os íons positivos?
- Cátions – íons positivos. Primeiro é preciso destacar que ÂNIONS possuem número de elétrons maior que o número de prótons, e CÁTIONS o contrário: o número de elétrons é menor que o número de prótons. Observe que o átomo de fósforo (P) possuía Z = 15 (número atômico), mas ele ganhou 3 elétrons e então passou a se apresentar como um Ânion.
Qual o significado do termo íon?
- O termo íon, provêm do grego “ion”, e significa “o que vai, indo”. Da mesma maneira, os termos “ânion" e “cátion” provém do grego, onde ânion significa “o que vai para cima” e o cátion “o que vai para baixo”. Leia também: Energia de Ionização. Afinidade Eletrônica. Eletronegatividade.
Como os átomos transformam-se em íons?
- Esses átomos transformam-se em íons carregados positivamente (cátions). Os átomos das famílias VA, VIA e VIIA, por sua vez, tendem a ganhar elétrons e, ficando assim com o número de elétrons maior que o de prótons. Esses átomos transformam-se em íons carregados negativamente (ânions).