Como se forma o éster?
Como se forma o éster?
Processo de reação entre álcool e ácido carboxílico para formação do éster. A reação de esterificação é aquela que ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, originando os produtos água e o próprio éster; por isso essa reação é denominada esterificação. Essas combinações originam grupos específicos de ésteres.
Onde encontramos os ésteres *?
Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível. Podem ser formados por esterificação, em que os reagentes são um ácido carboxílico e um álcool.
Quais são as partes de um éster?
- Com isso, temos que um éster apresenta duas partes: 1 Parte 1 (seta vermelha): ligada ao carbono do grupo funcional (dupla com o oxigênio); 2 Parte 2 (seta azul): ligada diretamente ao oxigênio do grupo funcional. More ...
Quando começou a história de Ester?
- A história de Ester começa quando o Rei Persa Assuero (provavelmente o rei Xerxes) deu uma grande festa para os seus servos e príncipes, para exibir suas riquezas e glória do seu reino. A rainha Vasti (antecessora de Ester no trono) é convocada para o rei exibir sua formosura.
Por que os ésteres são formados?
- Os ésteres geralmente são formados por meio de reações de esterificação, que ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, com eliminação de água. Veja abaixo um exemplo desse tipo de reação que ocorre entre o ácido acético (ou ácido etanoico) e o etanol, com formação do éster acetato de etila: Ilustração de molécula de acetato de etila.
Qual a nomenclatura de um éster?
- Antes de utilizar a regra de nomenclatura de um éster, é fundamental relembrarmos que esse composto é formado pela união de duas partes, uma proveniente do ácido carboxílico (em vermelho) e a outra do álcool (em azul), como representado pela imagem a seguir: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)