O que são os trombos?

O que são os trombos?

O que são os trombos?

O que é a trombose A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor etc.

É um fator que favorece a formação de trombos?

Duas situações favorecem a trombose: retardamento do fluxo e redução da velocidade do sangue que é fator importante na gênese de trombos venosos. Fatores que diminuem a velocidade sanguínea, favorecem a agregação das hemácias e plaquetas e são causa frequentes de trombose venosa.

Por que ocorre a formação do trombo?

  • A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por um trauma ou infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Após a coagulação intravascular, formam-se uma massa deforme de hemácias, leucócitos e fibrina .

Quais são os tipos de trombose?

  • Quais são os tipos de trombose? A trombose pode ser classificada de duas formas: crônica. A trombose aguda, na maioria das vezes, é solucionada naturalmente. O próprio corpo utiliza de mecanismos para dissolver os coágulos que provocam o entupimento das veias, sem deixar sequelas e sem evoluir para quadros mais graves.

Como começar o tratamento da trombose?

  • Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento da trombose deve começar imediatamente. O tratamento tem três objetivos: Impedir o crescimento do coágulo sanguíneo. Impedir que o coágulo sanguíneo avance para outras regiões do corpo e, assim, evitar possíveis complicações. Reduzir as chances de recorrência da trombose.

Como ocorre a trombose crônica?

  • O próprio corpo utiliza de mecanismos para dissolver os coágulos que provocam o entupimento das veias, sem deixar sequelas e sem evoluir para quadros mais graves. Já a trombose crônica ocorre quando, durante o processo de dissolução do coágulo natural, ficam sequelas no interior das veias, destruindo a estrutura das válvulas.

Postagens relacionadas: