O que são aquíferos e lençóis subterrâneos?
Índice
- O que são aquíferos e lençóis subterrâneos?
- Qual o nome dado às fontes de água superficiais e subterrâneas utilizadas para abastecer o consumo humano?
- Como o fluxo de água subterrânea abastece o Rio?
- Como funcionam as águas subterrâneas?
- Qual a distribuição da água subterrânea?
- Por que a água subterrânea é considerada como água de solo?
- Como ocorre o acúmulo das águas subterrâneas?
O que são aquíferos e lençóis subterrâneos?
Os aquíferos são reservas de água subterrâneas e, por isso, os lenções freáticos também são denominados de “aquíferos artesianos livres”. São importantes fontes de abastecimento os quais tem a função de equilibrar a natureza, mantendo a quantidade de água subterrânea e da superfície.
Qual o nome dado às fontes de água superficiais e subterrâneas utilizadas para abastecer o consumo humano?
No Brasil, grande parte das águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos ou semiartesianos), que foi objeto do estudo em questão. Esse tipo de poço retira grandes vazões e costumam ser utilizadas por indústrias, comércio, condomínios, entre outros.
Como o fluxo de água subterrânea abastece o Rio?
Desse modo, a água evapora-se dos mares, rios e lagos e transpira da vegetação, formando as nuvens, que precipitam-se sob a forma de chuvas. Ao atingir o solo, parte da água das chuvas infiltra-se, abastecendo os aqüíferos, enquanto outra parte escoa para os rios, lagos e mares, onde recomeça o ciclo.
Como funcionam as águas subterrâneas?
- Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima. Elas formam um importante recurso natural, pois em muitos casos abastecem as sociedades em maior quantidade do que os rios.
Qual a distribuição da água subterrânea?
- 11.2.2 - Distribuição Num balanço estático, pode-se dizer que a água subterrânea corresponde a aproximadamente 0,6% de toda a água presente no globo terrestre. Contudo, considerada a sua importância para o uso humano, na forma de água doce, a água subterrânea responde por 97% do volume global da água doce.
Por que a água subterrânea é considerada como água de solo?
- Nem toda água que está embaixo da terra é considerada como água subterrânea por haver uma distinção daquela que ocupa o lençol freático, que é chamada de água de solo e tem maior interesse para a agronomia e botânica.
Como ocorre o acúmulo das águas subterrâneas?
- O acúmulo das águas subterrâneas pode acontecer em zonas saturadas de água e abranger grandes regiões, que são chamadas de aquíferos. No Brasil temos dois grandes aquíferos, o Guarani, que abrange partes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de outros países, e também o Alter do Chão na região Norte.