Como é a biodiversidade da Floresta Amazônica?

Como é a biodiversidade da Floresta Amazônica?

Como é a biodiversidade da Floresta Amazônica?

Vivem na floresta 60 mil espécies de plantas, mamíferos, répteis, invertebrados, anfíbios, peixes e pássaros. A maior biodiversidade do planeta, cerca de 15%, está na região.

Qual a importância da diversidade biológica na Amazônia?

  • As regiões do mundo de alta diversidade biológica, em especial a Amazônia, hoje podem ter valor mais alto como fonte de prospecção genética do que como de recursos extrativos. A Convenção da Biodiversidade e as diversas legislações nacionais e locais sobre acesso a recursos genéticos reconhecem este fato e sua importância econômica.

Quais são as espécies da Amazônia?

  • A Amazônia conta com mais de 3 mil espécies só de árvores, imersas na fragilidade dos ecossistemas. Árvores gigantescas – algumas com mais de 50 m de altura – vivem basicamente do húmus resultantes da vegetação em decomposição. Da variedade total de espécies animais, vegetais e das propriedades biomedicinais ainda se sabe pouco.

Qual a possibilidade de perda de biodiversidade na Amazônia?

  • Na Amazônia há possibilidades concretas de perda de biodiversidade, desaparecimento de culturas humanas, e mudanças drásticas nos fluxos de matéria e energia nos ecossistemas. As limitações geográficas, tecnológicas, e de saúde que antes dificultavam o povoamento na região estão em grande parte superadas.

Qual a biodiversidade da Floresta Amazônica?

  • Embora sua reputação como “pulmão da Terra” esteja errada, a floresta amazônica é um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo e é responsável por metade das florestas tropicais do mundo. Em termos de ecologia, é uma floresta primária no estágio de clímax.

Postagens relacionadas: