Quem poderá funcionar como árbitro Segundo a Lei 9.307 96 a decisão por ele proferida é uma sentença?
Índice
- Quem poderá funcionar como árbitro Segundo a Lei 9.307 96 a decisão por ele proferida é uma sentença?
- Quais providências devem ser tomadas pela parte interessada quando a outra parte não firmar o compromisso arbitral?
- Qual o procedimento após a sentença arbitral ser proferida cabe algum recurso e qual o processo?
- Quais os efeitos de uma sentença arbitral?
- O que pode ser resolvido por meio da arbitragem?
- Quais são as características da Convenção de Arbitragem?
- Qual a finalidade da Convenção de arbitragem?
- Por que a arbitragem pode ser instituída?
- Qual o objeto da arbitragem?
- Qual o prazo para prorrogar a sentença arbitral?
Quem poderá funcionar como árbitro Segundo a Lei 9.307 96 a decisão por ele proferida é uma sentença?
Art. 13. Pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes. § 1º As partes nomearão um ou mais árbitros, sempre em número ímpar, podendo nomear, também, os respectivos suplentes.
Quais providências devem ser tomadas pela parte interessada quando a outra parte não firmar o compromisso arbitral?
Não comparecendo a parte convocada ou, comparecendo, recusar-se a firmar o compromisso arbitral, poderá a outra parte propor a demanda, perante o órgão do Poder Judiciário a que, originariamente, tocaria o julgamento da causa. Pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes.
Qual o procedimento após a sentença arbitral ser proferida cabe algum recurso e qual o processo?
Depois de proferida a sentença arbitral, deverá o árbitro enviar uma cópia desta às partes, pelo correio ou qualquer outro meio de comunicação, mediante comprovação de recebimento, ou deverá entregar a referida cópia pessoalmente às partes, mediante recibo.
Quais os efeitos de uma sentença arbitral?
A sentença arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e, sendo condenatória, constitui título executivo.
O que pode ser resolvido por meio da arbitragem?
O que pode ser resolvido por arbitragem? Prevê a lei que qualquer controvérsia, conflito ou desentendimento que diga respeito a direitos que as partes possam livremente dispor pode ser resolvida por arbitragem. Por exemplo, tudo que possa ser estabelecido em um contrato pode ser solucionado por arbitragem.
Quais são as características da Convenção de Arbitragem?
A convenção de arbitragem trata-se de uma modalidade que pode ser dividida em duas vertentes, a cláusula compromissória e o compromisso arbitral. Ambas visam a solução de litígios por meio do juízo arbitral ao invés do juízo estatal.
Qual a finalidade da Convenção de arbitragem?
- § 1 o A administração pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis. § 2 o A autoridade ou o órgão competente da administração pública direta para a celebração de convenção de arbitragem é a mesma para a realização de acordos ou transações.
Por que a arbitragem pode ser instituída?
- A arbitragem só poderá ser instituída para os conflitos que envolvam direitos disponíveis e partes capazes. A arbitragem é chamada de “arbitragem institucional” quando as partes optam por escolher uma pessoa jurídica de direito privado constituída para esse fim. Em regra, essa pessoa jurídica é denominada de “câmara de ...
Qual o objeto da arbitragem?
- O autor indicará, com precisão, o objeto da arbitragem, instruindo o pedido com o documento que contiver a cláusula compromissória. Comparecendo as partes à audiência, o juiz tentará, previamente, a conciliação acerca do litígio. Não obtendo sucesso, tentará o juiz conduzir as partes à celebração, de comum acordo, do compromisso arbitral.
Qual o prazo para prorrogar a sentença arbitral?
- O não cumprimento de tal prazo pode acarretar a nulidade da sentença arbitral, conforme determina o artigo 32, inciso VII, da Lei nº 9.307/96. O parágrafo único do artigo 23 prevê que se as partes e os árbitros acordarem, poder-se-á prorrogar o prazo estipulado.