Como será o pagamento do adicional noturno para os trabalhadores que estenderem a jornada de trabalho para além da hora noturna *?

Como será o pagamento do adicional noturno para os trabalhadores que estenderem a jornada de trabalho para além da hora noturna *?

Como será o pagamento do adicional noturno para os trabalhadores que estenderem a jornada de trabalho para além da hora noturna *?

Pagamento de hora extra noturna Na prática, isso significa que qualquer colaborador que fizer hora extra entre 22h e 5h deve receber o acréscimo de, no mínimo, 50% sobre a hora normal de trabalho e esse adicional.

Pode tirar adicional noturno?

O adicional noturno é considerado um salário-condição, ou seja, o empregado apenas receberá o referido adicional enquanto tiver trabalhando no período noturno. Assim, se o trabalhador for transferido para o período diurno, deixará de receber o adicional noturno (súmula 265 do TST).

Como calcular o adicional noturno passo a passo?

Como calcular adicional noturno: passo a passo

  1. Salário base mensal: R$ 2,000,00.
  2. Horas contratuais de trabalho/mês: 200h.
  3. Cálculo: R$2,000, = 10 (valor por hora diurna) x 20% = 2 (valor do adicional noturno)
  4. Dias da semana: 50% do valor da hora trabalhada + 20% adicional noturno.

Qual o valor exato do adicional noturno?

O valor extra referente ao adicional noturno é de 20% sobre o valor da hora de trabalho. Ao trabalhador rural o adicional noturno deve ser de 25%.

Como perder o adicional noturno?

A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.” Portanto, entende-se que, na hipótese de transferência do trabalhador para o horário diurno, o adicional noturno poderá deixar de ser pago pelo empregador, mas esta transferência deverá ter a concordância do empregado.

Será que o trabalhador ainda tem direito ao adicional noturno?

  • Se um trabalhador noturno passa para horário diurno, ele ainda tem direito ao adicional? Não. “Mesmo se o trabalhador recebesse habitualmente o adicional noturno, se seu horário for alterado para diurno, a empresa não é obrigada a continuar pagando o adicional noturno e não há mais obrigatoriedade de considerar hora reduzida”, diz Martinez.

Como é o pagamento do adicional noturno?

  • O pagamento do adicional noturno já vem integrado na remuneração mensal do trabalhador, ele não é feito à parte. Então na folha de pagamento já consta o salário base somado ao adicional noturno. Vale ressaltar que ele impacta diretamente nos valores de pagamentos como férias, 13° Salário e FGTS.

Quais os horários de adicional noturno?

  • A CLT dispõe horários diferentes de adicional noturno para 2 categorias. São elas: Para as atividades urbanas, o adicional noturno se caracteriza para trabalho realizado entre as 22h às 5h do dia seguinte. As atividades rurais, são divididas em duas subcategorias, para trabalho executado na lavoura e na pecuária.

Por que o adicional deve ser aplicado às horas trabalhadas à noite?

  • A CLT diz também que, nos casos em que ocorrem horários mistos, ou seja, quando a jornada do trabalhador começa no período diurno mas entra no noturno, o adicional deve ser aplicado às horas trabalhadas à noite, conforme o disposto na Lei.

Postagens relacionadas: