Como deve ser o professor pós-pandemia?

Como deve ser o professor pós-pandemia?

Como deve ser o professor pós-pandemia?

Se o mundo não será mais o mesmo no pós-pandemia, tão pouco a escola vai ser. ... E o professor também não, depois de tudo que passou nos últimos meses para conseguir se adaptar ao ensino remoto. Daqui para frente ele vai ter que ser bem mais engajado, mediador e criativo.

Qual o papel do professor nessa pandemia?

O cuidado com o aprendizado, que tradicionalmente já recaía sobre as mães, foi acentuado durante o ensino remoto. Houve um aumento da responsabilidade dos pais em motivar e monitorar a realização das atividades escolares e elucidar o conteúdo passado pela escola, que se somaram às demais atividades domésticas.

Qual o papel do educador no novo contexto escolar pós-pandemia?

Mas dentro da escola também há outro profissional que diariamente lida e gerencia dezenas de pessoas. ... São os professores. Eles exercem um papel que vai além da mediação do conhecimento, contribuindo ativamente no desenvolvimento global dos alunos.

O que é necessário no preparo do futuro professor?

Para dar conta, o educador precisa desenvolver as competências que posteriormente terá de passar para os alunos, como criatividade, comunicação, pensamento crítico e habilidades de investigação e de análise. A partir delas, fica muito mais fácil enxergar o aluno (e seu processo de aprendizagem) de maneira integral.

Como será o mundo pós-pandemia?

  • Especial/Como será o mundo no pós-pandemia? Que 2020 foi um marco na história da humanidade moderna, ninguém duvida. Um ano em que o planeta precisou parar bruscamente sua rotina por conta de um vírus invisível e se adaptar a um maior isolamento e a novas regras de convivência.

Quais serão os próximos meses da pandemia?

  • Objetivos esses que não puderam ser priorizados ao longo da pandemia. Dessa forma, os meses restantes de 2020 adentrariam 2021 para formar um “ciclo emergencial”, como denominou o CNE.

Será que essa estratégia poderá ser adotada durante a pandemia?

  • Todavia, como alertou o CNE, essa estratégia não poderá ser adotada, por exemplo, para os estudantes que se encontram nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, para os quais será necessário pensar outras alternativas. Surge aqui outra pergunta: quais objetivos pedagógicos deveriam ser focados durante a pandemia?

Quais são os caminhos para um contexto pós-pandemia?

  • Dessa forma, gestores/as, especialistas e empresários do setor articulam possíveis caminhos para um contexto pós-pandemia, repensando a utilização de tecnologias, metodologias pedagógicas, relações socioemocionais, aproximações entre escola e família, bem como os fluxos entre os funcionários das instituições.

Postagens relacionadas: