Como tirar o sal de água salobra?
Como tirar o sal de água salobra?
A técnica mais comum por lá é a dessalinização térmica, na qual a água salgada é armazenada em tanques aquecidos. Quando evapora, acumula-se na parte superior do reservatório e, ao se condensar, transforma-se em água pura, sem os sais (ver infográfico).
O que é bom para água salobra?
A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, microrganismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, para obter água potável para consumo. Esse sistema pode levar a uma filtragem de água mais barata.
O que fazer com poços de água salobra?
De maneira a solucionar esta problemática, sucessivas tecnologias de dessalinização têm sido utilizadas para a potabilização de águas salinas e salobras, tais como: osmose inversa, eletrodiálise, destilação multiestágio, destilação multiefeito, destilação solar, etc.
Como é possível separar o sal da água?
- Outro modo de separar sal da água é através de uma reação química. Por exemplo, pesquisas têm demonstrado que o tratamento da água com um produto químico chamado ácido cáprico é capaz de separar o sal da água.
Como faço para fazer água salgada?
- Aqueça a água e adicione sal para fazer água salgada. É fácil observar os princípios da evaporação em ação ao realizar esse simples experimento. Para começar, você só precisa de uma porção de sal de mesa, água de torneira, uma panela, um pequeno pedaço de papel kraft preto e um fogão.
Como a água quente dissolve o sal?
- A água quente dissolve o sal mais rápido (e outros elementos) por conta do movimento das partículas das moléculas que formam o líquido. Quando a água é aquecida, essas moléculas se movem mais rápido, esbarrando nas moléculas de sal e separando os cristais. Adicione sal até ele não dissolver mais.
Como Tirar o excesso de sal?
- Se o sal em excesso for aplicado na carne, no peixe ou numa proteína vegetal antes de ser cozinhada, dar um banho no alimento ajuda a tirar o excesso. Vale sempre ressaltar que o consumo diário de sal não deve exceder os cinco gramas por dia.