Como calcular uréia pelo NNP?

Como calcular uréia pelo NNP?

Como calcular uréia pelo NNP?

Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utiliza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280, ex.: o rótulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em nitrogênio não protéico (NNP) é de 20%, então o percentual de uréia na mistura é de 7,0% (20/280*100).

Como transformar NNP em proteína bruta?

A Proteína Bruta (PB) tem utilidade na avaliação de alimentos, entretanto não é um indicador de qualidade protéica. A PB é calculada multiplicando todo o conteúdo de nitrogênio do alimento pelo fator 6,25.

Qual a quantidade de uréia por animal?

Por exemplo, se você está fornecendo uréia para novilhos de 300 kg de peso, então a quantidade máxima diária de uréia é de 120 gramas/animal (/100 kg). Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de uréia não deve exceder os 200 gramas/animal.

Como calcular PDR e PNDR?

1 PDR= 82%PB, 2PNDR= 60% da PB. Fonte: Adaptado Bohnert et al. (2002). O aumento no teor de proteína nos suplementos para animais recebendo forragens de baixo valor nutritivo, aumenta o consumo de forragem, e a digestibilidade da matéria seca (tabela 2).

Como saber a quantidade de ureia na ração?

Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utilza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280 ex.: o rotulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em NNP é de 20%, então percentual de uréia na mistura é de 7,0% (20/280*100).

Como misturar ureia no sal mineral?

Uma sugestão prática e bastante segura é fazer a adaptação em duas semanas. Na primeira semana, mistura-se 1 saco de sal mineral com ureia com 2 sacos de sal mineral comum. Na segunda semana, essa mistura é feita na relação 1:1. Na terceira semana, já se pode usar o sal mineral com ureia mesmo.

Como os ruminantes conseguem obter boa parte da proteína de sua dieta?

As fontes de proteína consumidas pelos ruminantes podem sofrer processos de hidrólise no rúmen, liberando aminoácidos livres em um primeiro momento, que podem ser desaminados, liberando amônia.

Como os animais ruminantes conseguem transformar nitrogênio não protéico em proteína verdadeira?

Dessa forma, os ruminantes são capazes de utilizar quantidades consideráveis de NNP como proteína verdadeira, devido à presença de microorganismos e a fermentação no rúmen, o que se torna impossível aos monogástricos devido à falta de enzima especifica a essas funções.

Quais as formas de fornecimento de ureia para os ruminantes?

A ureia, quando ingerida, é hidrolisada em amônia, que é tóxica para todos os animais vertebrados. Mas os ruminantes conseguem utilizar essa amônia, graças à simbiose com microrganismos naturalmente presentes no seu rúmen-retículo, os quais empregam a amônia como substrato para a síntese de suas próprias proteínas.

Como usar a ureia na ração animal?

  1. A ureia deve ser misturada de forma homogênea aos alimentos, a fim de se obter uma ingestão regular deste alimento;
  2. Deve ser fornecida misturada ao alimento diariamente, sem interrupções, pois deverá haver um novo período de readaptação;
  3. Devem-se manter os cochos cobertos e com furos para dreno de água;

Por que a ureia é fonte de nitrogênio?

  • A ureia é uma fonte de PB (proteína bruta), onde sua fonte de nitrogênio provem totalmente de NNP e é por isso que esta sigla é encontrada nas sacarias de suplementos que possuem PB em sua formulação – proteicos, proteicos energéticos e rações –, representando todo o nitrogênio contido naquele suplemento que provem de fontes “não verdadeiras”.

Como funciona o “ciclo da ureia”?

  • Esse excedente é então absorvido pelas paredes ruminais, cai na corrente sanguínea e chega ao fígado para ser metabolizada, tornando-se ureia novamente pela ação natural do “ciclo da ureia”.

Qual a origem da ureia pecuária?

  • Ureia Pecuária: é uma substância nitrogenada não proteica, que é produzida a partir da reação entre amônia e gás carbônico sob elevadas condições de temperatura (240 kg/cm 3) e pressão (195°C). Possui cerca de 281 % de equivalente proteico e elevado grau de pureza. É a fonte de NNP de menor custo para ser utilizada na nutrição animal.

Qual a composição química da ureia?

  • Composição química da ureia encontrada no Brasil Compostos Concentração (%) Nitrogênio 46,4 Biureto 0,55 Água 0,25 Amônio livre 0,008 Cinzas 0,003 Ferro e chumbo 0,003 Fonte: Santos et al. (2001). Diferentemente da maioria das pro-teínas, que apresenta, em média, 16% de nitrogênio (N) em sua composição, a ureia, que é um composto nitrogenado

Postagens relacionadas: