Quais são as orações subordinadas substantivas?

Quais são as orações subordinadas substantivas?

Quais são as orações subordinadas substantivas?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.

O que é oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. ... 1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.

O que é oração subordinada substantiva objetiva exemplos?

Oração subordinada substantiva objetiva direta É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.

Qual a função da oração subordinada substantiva?

  • Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião. 2. Oração subordinada substantiva predicativa. As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.

Qual a função da oração subordinada predicativa?

  • Oração subordinada substantiva predicativa. É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. (Oração principal com verbo de ligação + oração subordinada substantiva predicativa)

Quais são as orações substantivas?

  • As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento ...

Qual a função de sujeito da oração?

  • Oração subordinada substantiva subjetiva. É aquela que exerce a função de sujeito da oração. Exemplo: Convém estudar mais para a prova. (oração principal com verbo unipessoal + oração subordinada substantiva subjetiva) É necessário que faças a cirurgia urgentemente.

Postagens relacionadas: